Pesquisar no Acervo Histórico

25/11/2016

Tese - Escravidão e liberdade em Fortaleza, Ceará (século XIX) Autor(es): Assunção, Mariana




Título: Escravidão e liberdade em Fortaleza, Ceará (século XIX)
Autor(es): Assunção, Mariana Almeida
Orientador: Souza, George Evergton Sales Palavras-chave: Negros;Ceará;Escravidão;Abolição

Buscando romper com análises que enxergam uma elite benevolente que supostamente teria conduzido prematuramente os negros cearenses à abolição da escravidão, esta tese evidencia as lutas empreendidas pelos escravos para alcançar a liberdade, ainda durante o cativeiro. Foram utilizadas diversificadas fontes históricas para reconstituir perfis e trajetórias de senhores, escravos e libertos que vivenciaram o cotidiano da escravidão em Fortaleza ao longo do século XIX. As experiências destes agentes sociais estiveram relacionadas às transformações ocorridas no Ceará, como o fechamento do tráfico transatlântico de escravos em 1850; o intenso fluxo de escravos deslocados através do tráfico interprovincial, especialmente nos momentos de secas; a guerra do Paraguai que movimentou o comércio de alforrias na província mediante manumissões; e, por fim, a promulgação da lei do Ventre Livre de 1871, que permitiu um maior alcance da liberdade pelos cativos através do pecúlio, redefinindo e moldando as tensas relações sociais tecidas entre senhores e escravos.

 Link - https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13690








 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


   Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico   
  1. Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731- 0
  2. Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
    Seu gesto de solidariedade permitirá desenvolvermos novos projetos para acesso de forma gratuita a todos.
    Link para doação
     - https://goo.gl/R3XjYh
      Nossas redes sociais     


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...