24/03/2017

“O OLHAR DO OUTRO” – O negro no Brasil pós-abolição (curso on-line)

“O OLHAR DO OUTRO” – O negro no Brasil pós-abolição (curso on-line)




  • Início: 10/04/17
  • Duração: 40 horas
  • Link  para a página do curso: http://eadhistoria.coachead.com.br/
  • Link para pagamento: https://pag.ae/bmh2nLL

Este curso visa discutir questões relevantes da condição dos últimos cativos e seu destino após a abolição, enfatizando a historiografia sobre o período em torno de temáticas diversas, como o nascimento da Nação, as formas de trabalho, a condição da mulher negra, relações de poder e propriedade. Possibilitando atuar como laboratório para a reflexão critica, experimentando e propondo formas alternativas de ensino e aprendizagem.

Em uma perspectiva de construção e desenvolvimento da consciência étnico racial, o curso pretende criar reflexões e debates coletivos sobre os temas Gerais que norteiam a vida do negro no Brasil após a Abolição. Visa discutir questões relevantes da condição do homem negro enfatizando a historiografia sobre o período em torno de temáticas diversas, tais como o nascimento da Nação, as formas de trabalho, a condição da mulher negra e as relações de poder e propriedade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Contexto Histórico da Abolição da Escravidão.Módulo I Passagem para o trabalho livre. Chegada dos Imigrantes italianos no Brasil. Módulo II Contexto Histórico do início das favelas História dos Movimentos Sociais. Relações de Gênero. Condição da Mulher Negra no Brasil. Módulo III Racismo, Cotidiano e Poder. Lei de branqueamento, Etnocentrismo. Consolidação da República. Módulo IV História: Tendências da Demografia Brasileira. Espaço Urbano: História da Cidade e suas Representações. Espaço Geográfico. Discussão sobre o homem negro e seu espaço Vital Pós-Abolição e suas Representações.

AVALIAÇÃO
A avaliação do curso será por meio da participação nos fóruns e atividades valendo nota. No final do curso, o aluno receberá um Certificado de Curso Livre, mediante uma dissertação, que será apreciado o nível de reflexões relativas ao tema e aprendizado no curso.

METODOLOGIA
O curso pretende estruturar por meio de vídeos, textos, revistas, discussões e diálogos, estudar e pesquisar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção do conhecimento do Negro no Brasil Pós Abolição.

PÚBLICO
Graduados e graduandos em História ou em outras áreas das ciências humanas; pesquisadores, pedagogos, psicopedagogos, professores, educadores, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas, estudantes de história, pedagogia e licenciaturas, estagiários na área de educação e todos os interessados em conhecer a História do negro no Brasil pós abolição.




Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...