Pesquisar no Acervo Histórico

09/07/2017

Editora da UFPB disponibiliza gratuitamente: DE CUNHÃ A MAMELUCA: A MULHER TUPINAMBÁ E O NASCIMENTO DO BRASIL


2ª edição do livro do Prof. João Azevedo (in memoriam). É um livro que já estava esgotado "DE CUNHÃ A MAMELUCA: A MULHER TUPINAMBÁ E O NASCIMENTO DO BRASIL".



"1563. Na grande aldeia de Iperoig, José de Anchieta ajoelha-se e inicia uma oração, em meio à algazarra das crianças e mulheres no terreiro. Ao seu lado, o padre Manuel da Nóbrega tosse de forma pungente, incomodado pela tu- berculose e pelo frio e umidade da noite anterior. Os dois padres estavam incumbidos de dificílima, e perigosa, missão. Aqueles Tupinambá, conhecidos como Tamoio, eram inimigos renhidos e ferozes dos portugueses, e aliados e parentes dos heréticos franceses. No momento em que os portugueses enfrentavam uma revolta entre seus próprios aliados, os Tupiniquim, os padres se viram frente à necessidade de procurar a paz com aqueles inimigos, "ferozes como bestas selvagens", e amantes da guerra e da carne humana [...]"

João Azevedo Fernandes



Disponível no site da editora da UFPB. através do link para download:



Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto. 

Um comentário:

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...