Pesquisar no Acervo Histórico

05/08/2017

Existe uma Pré-história?

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH


Existe uma Pré-história?

Na segunda metade do século XIX, a história buscava se afirmar como ciência especializada no conhecimento do passado, com base em documentos escritos.
O termo Pré – história, denominação para designar o período  anterior ao surgimento da escrita, que ocorreu por volta de 4000 a. c., foi adotado para se contrapor ao termo história, que designava o período posterior à escrita. De acordo com essa divisão de tempo, se o planeta terra surgiu há 5 bilhões de anos e o primeiro hominídeo descoberto e datado pela pesquisa arqueológica teria vivido há cerca de 4 milhões  de anos, é possível deduzir que a maior parte da trajetória da humanidade não teria ocorrido no período histórico. Será que isto é correto?

A resposta é não. Podemos afirmar que a história começou com os mais antigos antepassados, embora os vestígios desse tempo sejam muito raros. O estudo desses vestígios cabe aos arqueólogos.  Assim, o termo Pré- história não é o mais adequado para definir os acontecimentos que marcaram a humanidade antes da escrita. Afinal, ate hoje há povos que vivem sem o uso da escrita. Nem por isso deixam de viver em sociedade, de produzir cultura, de fazer história.

O que vale para os grupos humanos que ainda hoje não fazem uso da escrita deve valer também para os mais antigos ancestrais da humanidade. Todos eles pertencem à história.


Vainfas, Ronaldo / Ferreira, Jorge / Faria, Sheila de Castro / Silva Dos Santos, Georgina dos Santos, História - 1º Ano - Ensino Médio 1º  ed, SP: Saraiva 2010,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...