Pesquisar no Acervo Histórico

14/09/2017

Guia completo para montar um plano de aula em pouco tempo

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Olá,

Desenvolver um plano de aula consistente e objetivo é ainda um dos maiores desafios dos educadores da atualidade. Seja um profissional que está no ramo há muito tempo, seja um educador que está iniciando nesta carreira.


Elaborar um plano de aula requer metas para resultados reais e muita dedicação para entender cada dificuldade dos alunos.

Desta maneira, antes de definir um plano de aula é preciso desenvolver estratégias, objetivos e meios para criar engajamento. Somente assim suas aulas serão realmente efetivas e contribuirão diretamente para o bom desempenho dos alunos.

Pensando na maior dificuldade dos educadores em elaborar um plano de aula efetivo, resolvemos criar este guia completo, cheio de dicas e passo a passo. Confira agora!

Por onde começar? Veja 4 dicas importantes!
Para começar a criar seu plano de aula, você precisa ter muita atenção a alguns pontos importantes, pois eles serão imprescindíveis para o sucesso do seu plano. Existem alguns fatores que precisam ser analisados e influenciam no resultado final, são eles, veja com atenção:

1 – Conheça seus alunos

Antes de mais nada, é importante que você analise profundamente as maiores dificuldades dos seus alunos e enumere cada uma delas. Elas servirão de base fundamental para elaborar seu planejamento de aula. Desta maneira, você estará reforçando cada dificuldade e sanando dúvidas, o que tornará seu plano efetivo.

2 – Planejamento

O planejamento é fundamental para elaborar diferentes planos de aula para qualquer nível de escolaridade. É através do planejamento que você poderá determinar vários objetivos e criar um cronograma para que todos eles sejam atingidos. No próximo tópico, falaremos sobre um passo a passo para elaborar um planejamento infalível, continue lendo.

3 – Selecione os temas e atualize-se

Por mais que você tenha conhecimentos sobre um determinado tema, tudo pode se modificar de maneira repentina. Portanto, atualize-se sempre a respeito dos temas mais abordados na disciplina que você aplica. Essa será sua melhor arma para selecionar os melhores e mais interessantes temas de aula.

4 – Reúna todo tipo de material

Com os temas já determinados e devidamente atualizados, reúna todo tipo de material interativo para aplicar nas aulas. Opte por vídeos explicativos, entrevistas, palestras interessantes, pesquisas em sites, experiências fora da sala de aula, etc. Tudo isso faz com que suas aulas e seu plano de aula sejam mais interessantes para os alunos.


Para elaborar um planejamento conciso não há segredos. Basta seguir um passo a passo que é utilizado pelos maiores educadores do Brasil. O planejamento consiste em 5 etapas fundamentais:

Introdução
Objetivos
Metodologia
Materiais
Avaliação
Seu planejamento deve detalhar todos estes tópicos para ser um guia completo para suas aulas. Veja agora o passo a passo destas 5 etapas + 1 dica extra para construir um planejamento de aula perfeito para qualquer disciplina.

1 – Introdução

Uma boa introdução que aborda todos os tópicos da aula fará com que você siga um caminho mais simples e prático. Além disso, uma introdução bem elaborada facilita a compreensão dos alunos, despertando interesse já de início.

Desta maneira, a introdução necessita ser rápida e precisa para que os alunos não percam o interesse e se torne uma introdução tediosa. Normalmente é indicado que a introdução tenha no máximo de 4 a 5 minutos, dependendo da complexidade do tema proposto.

2 – Objetivos

Seu planejamento de aula precisa ter os principais objetivos que serão atingidos durante as aulas. Qual dificuldade sua aula resolverá? Qual é o impacto deste tema no aprendizado dos alunos? Quais objetivos terão sua metodologia de ensino?

É fundamental listar os principais objetivos para que você tenha uma base para elaborar uma metodologia e desenvolvimento que atinja-os com praticidade.

3 – Metodologia

A parte do desenvolvimento das aulas é também uma etapa extremamente importante. Pois, é aqui que você irá reunir suas melhores ideias de como criar uma metodologia que seja melhor compreendida pelos alunos.

A partir das maiores dificuldades dos alunos em relação a determinado tema, você irá elaborar um método de estudo. Quais atividades serão necessárias para concluir os objetivos? Quais atividades colaboram com a compreensão do tema?

4 – Materiais

Quais materiais você irá utilizar neste plano de aula? É importante que você tenha muita criatividade aqui e pense principalmente no engajamento da aula. Não fique preso somente em materiais de leitura, quanto mais alternativas interativas, melhor para que sua aula tenha um bom desempenho.

Nesta etapa você levará mais tempo para planejar, afinal, você precisa identificar quais materiais e recursos você poderá utilizar em cada etapa da aula. Pense na praticidade, interatividade e simplicidade que irá elevar o nível de conhecimento dos alunos.

5 – Avaliação

Todo plano de aula precisa ter uma avaliação. Você precisa analisar da melhor forma como anda o desempenho dos alunos em relação aos temas propostos. A avaliação correta é fundamental para que o aluno relacione as questões com todo conteúdo visto nas aulas. Por isso, o conteúdo deve ser muito claro e objetivo.

É indicado que os testes, exercícios práticos, dinâmicas e avaliações sejam aplicadas logo após as aulas. Assim, os alunos têm a oportunidade de testar seus conhecimentos sobre o que acabaram de aprender.

Neste momento, você saberá também o que está dando certo e poderá encontrar gaps em seu plano de aula que podem ser corrigidos nos próximos.

6 – Dica extra: Material de estudo pra casa

Para que seu plano de aulas seja um verdadeiro sucesso e implique diretamente no desempenho dos alunos, coloque também no seu planejamento algum tipo de material de estudo pós aula. Escolha conteúdos de internet, vídeos, e-books, aulas online ou palestras que tenham relação com seu tema escolhido.

Desta maneira, os alunos poderão estudar com calma o material, sanar algumas dúvidas pendentes, tirar suas próprias conclusões e continuar a discussão na próxima aula, que pode ser a segunda parte do tema. Uma maneira bem efetiva de fixar um tema complexo na mente dos alunos.
Pense como seus alunos para elaborar o plano de aula
É aquela coisa, se queremos que algo tenha sucesso, precisamos ter uma visão ampla para atingir o que realmente pretendemos. Neste caso, tente pensar como um aluno. Se necessário faça algumas perguntas, uma espécie de entrevista, para seus alunos e anote tudo.

Um plano de aula de qualidade é aquele que prende a atenção dos alunos, auxilia no aprendizado simples, traz engajamento e garante bom desempenho nas avaliações. Não depende somente do educador e sim dos alunos também.

Exatamente por isso é que você precisa elaborar todo seu planejamento pensando em como os alunos gostariam que fosse. Por mais que algum tipo de tema seja simples, você nunca pode ignorar a possibilidade de que alguns alunos possam não tem a mesma facilidade que outros para compreender.

E justamente por isso, é que você precisa ter muita atenção nas maiores dificuldades de todos os alunos. Se a maioria dos seus alunos preferem aulas práticas, através da internet ou experiências práticas, por que não elaborar constantemente planos que contenham este tipo de conteúdo?

A reação comportamental dos alunos em relação as suas aulas é que irão lhe responder se seu planejamento é ou não efetivo. E para descobrir isso, basta prestar atenção se eles questionam durante a aula, prestam atenção, dão exemplos, concordam com você ou descordam, etc.

E então, agora você se sente mais seguro para elaborar seu plano de aula? Não se esqueça que você tem a missão de cativar os alunos primeiramente, para depois concretizar seu único objetivo, que é espalhar conhecimentos e aumentar o nível de aprendizado dos alunos. E através do um plano de aula certo, isso é possível.

Esperamos ter lhe ajudado com estas dicas e com este passo a passo. Qualquer dúvida que ainda esteja pendente, não hesite em deixar nos comentários abaixo, que em breve lhe retornaremos. Coloque tudo isso em prática e boa sorte com seus planos de aula totalmente personalizados!

Até logo!

Via - https://canaldoensino.com.br/


  • Ajude a manter o Acervo Histórico - Faça uma doação de qualquer valor para: Professor - Charles  Engels C. Moraes - Banco do Brasil  Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...