Pesquisar no Acervo Histórico

27/09/2017

Vídeo - SP Arqueologia - Sítios Arqueológicos em São Paulo

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693,
?Clique aqui para contribuir com nossa vaquinha - http://vaka.me/m4ecym

Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  







1 - 15:42
SP Arqueologia - Sítio lítico (Ipeúna, SP)
UNIVESP

Acompanhamos a pesquisa de campo de Astolfo Araújo em Ipeúna, São Paulo. Ele é professor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e desenvolve um projeto financiado pela FAPESP para entender como ocorreu a ocupação dos paleoíndios onde hoje é nosso Estado. Para isso, trabalha no sítio arqueológico Lagoa do Camargo, onde encontrou material lítico, ou seja, pedra lascada pelo homem do passado com o intuito de caçar e cortar alimentos.



2 - 14:18
SP Arqueologia - Sítio cerâmico (Peruíbe, SP)
UNIVESP

Conhecemos o trabalho de Plácido Cali, doutor em Arqueologia pelo MAE-USP e responsável pela musealização do sítio histórico e cerâmico das Ruínas da Igreja São João Batista (Abarebebê), em Peruíbe, litoral paulista. Ele participou das escavações que encontraram milhares de objetos em cerâmica, o mesmo material que coletou em trabalhos de licenciamento ambiental no perímetro urbano do município. Plácido levou nossa equipe ao Museu de Arqueologia da cidade e a uma aldeia indígena, onde crianças jogam futebol sobre um sítio arqueológico a céu aberto.



3 - 17:27
SP Arqueologia - Sítio rupestre (Itapeva, SP)
UNIVESP

Na companhia da arqueóloga Luana Alberto, fomos a Itapeva conhecer alguns dos sítios de pinturas rupestres que ela mapeou ao longo da pesquisa de mestrado no MAE-USP. Luana, ao lado do também arqueólogo Silvio Araújo, mostrou as riquezas do Abrigo de Itapeva e de outros dois paredões que serviram de morada aos antigos habitantes da região.



4 - 11:47
SP Arqueologia - Sítio histórico (Guarullhos, SP)
UNIVESP

Nossa reportagem conheceu as ruínas de mineração do século XVI em Guarulhos, grande São Paulo, na companhia da arqueóloga Cláudia Plens. Doutora pelo MAE-USP e professora da UNIFESP, Cláudia levantou todo o patrimônio arqueológico do município.



5 - 13:43
SP Arqueologia - Sítio pré-histórico - Sambaqui
UNIVESP
SP Arqueologia vai ao Litoral Sul de São Paulo encontrar Maria Cristina Mineiro Scatamacchia, Livre docente em Arqueologia Brasileira pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Lá, fomos conhecer um sambaqui (monte de conchas, em Tupi) em Ilha Comprida, marca dos primeiros habitantes da região, que eram coletores-pescadores.




Playlist SP Arqueologia - https://goo.gl/UPsynL




  • Ajude a manter o Acervo Histórico - Faça uma doação de qualquer valor para: Professor - Charles  Engels C. Moraes - Banco do Brasil  Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  


----Entre em nossas redes sociais----
----Parceiros----






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...