sábado, 18 de março de 2017

Documentário - "ENTRE RIOS" - a urbanização de São Paulo

...
Um excelente documentário sobre a urbanização de São Paulo, com um enfoque geográfico-histórico, permeando também questões sobre meio ambiente, política.


Entre Rios fala sobre o processo de transformação sofrido pelos cursos d’água paulistanos e as motivações sociais, políticas e econômicas que orientaram a cidade a se moldar como se eles não existissem. A boa notícia é que a cidade, assim como os rios, está em constante transformação e pode tomar novos rumos dependendo dos valores e anseios de sua sociedade.

O video foi realizado em 2009 como trabalho de conclusão de Caio Silva Ferraz, Luana de Abreu e Joana Scarpelini no curso em Bacharelado em Audiovisual no SENAC-SP.

Assista ou faça download do documentário em HD no link abaixo:
https://vimeo.com/14770270

Créditos
Direção:
Caio Silva Ferraz
Produção:
Joana Scarpelini
Edição:
Luana de Abreu
Animações:
Lucas Barreto
Peter Pires Kogl
Heitor Missias
Luis Augusto Corrêa
Gabriel Manussakis
Heloísa Kato
Luana Abreu
Camera:
Paulo Plá
Robert Nakabayashi
Tomas Viana
Gabriel Correia
Danilo Mantovani
Marcos Bruvic
Trilha Sonora:
Andrei Moyssiadis
Aécio de Souza
Mauricio de Oliveira
Luiz Romero Lacerda
Fulvio Roxo
Paulo Pla
Locução:
Caio Silva Ferraz
Edição de Som:
Aécio de Souza
Correção de Cor:
Alexandre Cristófaro
Orientadores:
Nanci Barbosa
Flavio Brito
Orientador de Pesquisa:
Helena Werneck
Entrevistados:
Alexandre Delijaicov
Antônio Cláudio Moreira Lima e Moreira
Nestor Goulart Reis Filho
Odette Seabra
Marco Antonio Sávio
Mario Thadeu Leme de Barros
José Soares da Silva


Vídeo - No dia 18 de março de 1871 iniciava a Comuna de Paris.

...
No dia 18 de março de 1871, há exatos 146 anos, uma insurreição popular iniciava o primeiro governo Operário da história, a Comuna de Paris.





"Qual Estado contribuiu mais para a derrota da Alemanha (III Reich nazista) na II Guerra Mundial?"

...

O poder da propaganda!

"Qual Estado contribuiu mais para a derrota da Alemanha (III Reich nazista) na II Guerra Mundial?"

Essa é a opinião baseada em porcentagem, dos franceses, sobre o papel dos aliados na II Guerra, conforme o passar dos anos.

Via -Vermelho a Esquerda

quarta-feira, 15 de março de 2017

Cidade do Brasil - Belém do início do século passado, década de 1930 (Vídeo)

...
Belém do início do século passado, década de 1930.


A trilha é do genial Tó Teixeira, interpretado pelo também genial Salomão Habib.
Os arquivos originais estão depositados no National Archives.

Filosofia - 50 Autores para baixar gratuitamente. Vai perder essa?

...
Filosofia - 50 Autores para baixar gratuitamente. Vai perder essa? 



Vídeo - Teoria da História e Historiografia, Introdução; passagem do seculo XIX ao XX e Brasileira

...
Teoria da História e Historiografia, Introdução; passagem do seculo XIX ao XX e Brasileira



terça-feira, 14 de março de 2017

Filmes - 30 Filmes para entender a história da Arte

...
Via - OBIVIOS

"A arte e nada mais que a arte! Ela é a grande possibilitadora da vida, a grande aliciadora da vida, o grande estimulante da vida." (Friedrich Nietzsche)


PROFESSORES DIZEM NÃO! Greve Geral. 15 de março de 2017

...

PROFESSORES DIZEM NÃO! 
Greve Geral. 15 de março de 2017 

UERJ - História Antiga e Medieval, especialização Lato Sensu

...

Processo Seletivo


As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas no período de 14 de fevereiro a 30 de março de 2017, conforme Edital, somente nas terças e quintas-feiras, das 10h00 às 17h00, no Núcleo de Estudos da Antiguidade; ou pelo correio conforme Edital de Seleção.

A ficha de inscrição está disponível no site do CEHAM e as cópias dos documentos exigidos no Edital de Seleção poderão ser enviados pelo correio – via SEDEX, em prazo estabelecido pelo Edital, para a sede do NEA/UERJ - Rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão Reitor João Lyra filho, 9º andar, bloco A, sala 9030,CEP 20550-900, Campus Maracanã, Rio de Janeiro.

O candidato deverá dirigir-se ao local de inscrição para retirar o boleto bancário no valor R$ 100,00 (cem reais) em favor da UERJ.

Para candidatos domiciliados fora do Rio de Janeiro, o comprovante de depósito bancário deverá ser confirmado por email: ceham.nea@gmail.com

Para seleção da Pós-Graduação Lato Sensu de História Antiga e Medieval será analisado o curriculum vitae dos candidatos, documentação comprobatória e, eventualmente realizará entrevista pessoal.



Maiores informações em Clique aqui

Vídeo - Pequeno comentário de Paulo Freire sobre a Ideologia Pós Moderna

...
Paulo Freire fala sobre a Ideologia Pós Moderna



Primeira favela brasileira surgiu há 120 anos

...
Via UOL
Primeira favela brasileira surgiu há 120 anos

Em 1897, aproximadamente 10 mil soldados voltaram da Guerra de Canudos e se instalaram no atual Morro da Providência, no Rio. O local, que já era habitado por ex-escravos, se transformou na primeira favela brasileira



Barracos pendurados na pedreira do morro da Favela, em 1920 - Foto: Reprodução


Há exatos 120 anos surgia a primeira favela brasileira, que ainda não era chamada desta forma. O pequeno assentamento, formado inicialmente por ex-escravos, ganhou a partir de 1897 uma grande quantidade de novos moradores, criando uma verdadeira comunidade. Localizada no atual Morro da Providência, no Rio de Janeiro, a ocupação inicialmente se restringia a algumas dezenas de casebres, que ao longo do ano receberam mais de 10 mil novos vizinhos, em especial ex-soldados que retornavam da Guerra de Canudos. Os primeiros moradores do assentamento no eram habitantes do antigo cortiço "Cabeça de Porco", que havia sido demolido tempos antes.

Ainda sem nome, a área ocupada logo ganhou um apelido dos ex-combatentes. O conglomerado de pequenas casas passou a ser chamado de Favela, numa referência ao nome do morro onde os soldados haviam montado acampamento durante a guerra. Favela é o nome popular da Cnidoscolus quercifolius, uma planta endêmica da região nordeste brasileira. Se no passado a palavra era um nome próprio, atualmente se transformou numa termologia para se referir a um assentamento urbano informal.

A justificativa para a ocupação há 120 anos é a mesma dos dias atuais, a falta de moradias. Os ex-soldados tinham a promessa que ao retornarem da batalha receberiam o soldo, mas o valor nunca foi pago. Sem dinheiro e local para morarem, eles invadiram um trecho do morro, onde ficava uma chácara abandonada. Naquele momento, nascia a primeira favela brasileira. Com os anos, outros assentamentos também passaram a serem chamados de favelas, numa referência a ocupação do Morro da Providência.

As primeiras casas foram erguidas no sopé do morro, seguindo o estilo das construções de Canudos. De alvenaria com paredes caiadas e telhados de madeira, as residências foram engolidas pelo emprego dos próprios moradores. A maioria dos habitantes da comunidade da Favela trabalhavam numa pedreira no morro, que consumiu, literalmente, o terreno onde viviam. A mina funcionou até 1968, quando ocorreu um desabamento que soterrou e matou 36 pessoas.

Reintegração de posse

Em novembro de 1904, a prefeitura do Rio de Janeiro decidiu desocupar o morro da Favela, que estava numa área invadida. O problema é que no mesmo período ocorreu a Revolta da Vacina e devido ao caos generalizado na cidade, a reintegração de posse foi suspensa. Focada em combater os distúrbios pelas ruas cariocas, a prefeitura pôs a desocupação da área em segundo plano. Outra preocupação da então administração pública era o fato de que muitos habitantes daquela comunidade haviam participado da Revolta e considerassem a reintegração como uma "punição" pelo ato.


Datada de 1900, foto do morro da Favela mostra a área ocupada atrás do Quartel General - Foto: Reprodução



domingo, 12 de março de 2017

Coleção Os Pensadores

...
Coleção Os Pensadores

----Mega
https://mega.nz/#F!NklEVJYY!qfznnm8WAOF6oARZ9VN9oA

-------Site do Charlezine
http://charlezine.com.br/colecao-os-pensadores-nova-cultural/

--------Projeto Phronesis
https://projetophronesis.wordpress.com/colecao-os-pensadores/



Vídeo - O que está por trás do grito "comunismo é nazismo"

...

Dmitriy Puchkov, popularmente conhecido como "O Goblin", intelectual de São Petersburgo explica o que está por trás do famoso grito liberal de que "comunismo é igual a nazismo".

video

Link no You Tube - https://www.youtube.com/watch?v=04BMWlfgTIU


Vídeo - A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

...
  • Vídeo - A Segunda Guerra Mundial (1939-1945)



Vídeo - Hitler em relação aos Marxistas, Destruição da falácia que o Nazismo é de esquerda, muito em voga nas redes sociais.

...
Curta Acervo do Conhecimento Histórico
Destruição da falácia que o Nazismo é de esquerda.


Hoje se verifica nas redes sociais um certo desconhecimento sobre Hitler em relação aos comunistas, ao ponto de divulgarem que ele seria de Esquerda e Marxista. Pois bem, vejamos o que o próprio Hitler fala a respeito dos Marxistas.

HITLER na perseguição contra comunistas, socialistas e marxistas
Instagram - acervohistorico

Blog - http://achistorico.blogspot.com.br/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...