sábado, 8 de abril de 2017

De onde vem o impulso dos EUA de intervir militarmente no exterior

...
  • O governo Trump lançou 59 mísseis na Síria e trouxe de volta a discussão: por que os americanos se envolvem em tantos conflitos internacionais, mesmo quando não há interesses econômicos ou de segurança nacional aparentes? Para o professor Tullo Vigevani, da Unesp, isso é parte da autoimagem de potência global criada ainda no século 19 pela elite do país.


Leia mais clicando abaixo

Vídeo - Aula do professor Michel Gherman, do Instituto de História da UFRJ, numa excelente exposição sobre racismo e as declarações de Jair Bolsonaro em tradicional Clube Hebraica

...
  • Na gravação, Michel Gherman, professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH-UFRJ), condena atitude do público que aplaudiu fala do parlamentar em tradicional clube judaico.


ATUALIDADE - VÍDEO - Repórter russo mostra base aérea síria atacada pelos Estados Unidos

...
  • Repórter russo mostra base aérea síria atacada pelos Estados Unidos
  • Equipe de filmagem da TV 'Vesti' foi a primeira a chegar no aeródromo atacado por mísseis cruzeiro norte-americanos.



Vídeo - Acreditas no que dizem CNN, BBC News e outros sobre a Guerra na Síria?

...
  • Acreditas no que dizem CNN, BBC News e outros sobre a Guerra na Síria? 


  • Vídeo legendado em português!


Você pensa que já viu de tudo? Então veja essa - Membro da Escola Sem Partido põe Olavo de Carvalho, Constantino et caterva em curso de universidade no PR

...

  • Você pensa que já viu de tudo? Então veja essa - Membro da Escola Sem Partido põe Olavo de Carvalho, Constantino et caterva em curso de universidade no PR


  • Membro da Escola Sem Partido põe Olavo de Carvalho, Constantino et caterva em curso de universidade no PR




Via DCM

Vídeo - Educadores Latino-americanos I - SIMÓN RODRÍGUEZ

...
  • Educadores Latino-americanos I - SIMÓN RODRÍGUEZ

Curta: QuatroV - 4V

A série Educadores Latino-Americanos é inspirada na serie “Maestros de América Latina” que narra a vida e a obra de oito pedagogos transcendentais para a história da educação latino americana, cujo repertório será composto por Simón Rodríguez, Domingo F. Sarmiento, José Martí, José Vasconcelos, José Carlos Mariátegui, Gabriela Mistral, Jesualdo Sosa e Paulo Freire.

O QuatroV, traz um mini-bio de cada educador com link para o projeto principal elaborado pelo Laboratorio de Medios Audiovisuales de la Universidad Pedagógica, para la Organización de Estados Iberoamericanos para al Cultura y la Educación (OEI), UNIPE e Canal Encuentro.

A série busca renovar o debate sobre as pedagogias latino-americanas desde uma abordagem profundamente humana, e sem renunciar a complexidade e contradições próprias de personalidades que, desde diferentes perspectivas, se comprometeram ativamente com a causa da União Latino-americana.


Para saber mais acesse https://www.youtube.com/watch?v=De7_PqIUKvU


Veja mais no programa, Pesquisa em Pauta, que resgata ESALQ em tempos de ditadura

...
  • Pesquisa em Pauta resgata ESALQ em tempos de ditadura
A TV Unicamp acaba de publicar nova edição do programa Pesquisa em Pauta, desta vez na área de História da Educação. A tese de doutorado de Rodrigo Sarruge Molina, defendida na Faculdade de Educação e orientada pelo professor José Sanfelice, é resultado de uma década de estudos sobre a história da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, localizada em Piracicaba(SP).  O pesquisador examinou jornais, dossiês, revistas, fotografias, mapas e atas da congregação, além de realização de entrevistas sobre o período da ditadura militar (1964-1985), com o objetivo de relacionar o ensino superior com a agricultura e o projeto político e econômico dos militares. “Vemos o objetivo claro de modernização do campo, embora isso seja ao mesmo tempo arcaico, pois seguia os moldes do capitalismo desenvolvido no Brasil”, observa Molina. A investigação procura elucidar como os “esalquianos” resistiram ou contribuíram com o projeto ditatorial para o meio rural, incluindo passagens emblemáticas como a entrada de diversos professores norte-americanos e de extrema direita no campus, criação de curso de energia nuclear, foco do ensino em agroindústria e até mesmo prisão de alunos e professores contrários ao regime.


  • Veja mais no programa, que está no canal da TV Unicamp no Youtube:



Via -  http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/04/07/pesquisa-em-pauta-resgata-esalq-em-tempos-de-ditadura-0

CARTA DE ROGER CHARTIER EM DEFESA DA UERJ

...

  • CARTA DE ROGER CHARTIER EM DEFESA DA UERJ
  • Via ANPUH


(tradução)

Via Isabel Lustosa

Caros colegas e estudantes da UERJ,

Gostaria, através desta carta, de manifestar a minha solidariedade a vocês neste momento difícil pelo qual passa a vossa universidade.
Os cortes no orçamento que atingem os salários dos professores e funcionários e impedem o funcionamento da vossa instituição colocam em risco uma das universidades brasileiras mais respeitadas internacionalmente.
Sou testemunha da grande qualidade científica das investigações realizadas na UERJ onde dei, em várias ocasiões, cursos e seminários, tendo participado do grande sucesso intelectual que foi o último congresso de ABRALIC, realizando em setembro último.
Privar a UERJ dos recursos que são indispensáveis para a execução desta dupla tarefa de ensino e de investigação de alto nível internacional é um ato insano e desastroso.
Levar a UERJ à ruína não só seria destruir uma das instituições mais importantes no mundo universitário e intelectual brasileiro, mas também prejudicará gravemente a reputação do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil no exterior.
Muitos são os investigadores que, como eu, admiram o trabalho pedagógico e científico dos colegas do UERJ e colaboram com eles.
Todos estão escandalizados com a perspectiva de que este importante trabalho intelectual e social possa ser prejudicado ou, pior, destruído por decisões que tornem impossível o funcionamento normal da Universidade.
Professores e investigadores do mundo inteiro vem solicitando aos poderes públicos brasileiros, a começar por aqueles do Estado do Rio de Janeiro, que tenham consciência do desastre que significará a asfixia de UERJ e que, portanto, tomem, o mais cedo possível, as medidas indispensáveis para o evitar.

Com toda a minha solidariedade,
Roger Chartier
Professor Honorário no collège de France
Professor visitante da Universidade da Pensilvânia

sexta-feira, 7 de abril de 2017

10 filmes para compreender melhor os horrores da 2ª Guerra Mundial

...


Holiday nas escolas: saiba o que um vereador pode ou não fazer

...

  • Via Nova Escola
  • Holiday nas escolas: saiba o que um vereador pode ou não fazer

quinta-feira, 6 de abril de 2017

7 Bibliotecas Virtuais de livros em PDF, GRÁTIS!

...

  • 7 Colecciones de libros de matemática, física, filosofia , literatura, ciência, politica, medicina, programacion, etc en PDF y GRATIS

O que é a Matrix? A sociedade de consumo por Marx e Baudrillard

...
  • O que é a Matrix? A sociedade de consumo por Marx e Baudrillard



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Você sabe o que são direitos originários dos povos indígenas sobre as terras?

...
  • Você sabe o que são direitos originários dos povos indígenas sobre as terras?



A Constituição de 1988 garantiu aos povos indígenas não somente o respeito à sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, mas também estabeleceu que os direitos sobre as terras tradicionalmente ocupadas são de natureza originária.

Vídeo - Angela Davis fala sobre Revolução, Racismo e Violência.

...


  • Angela Davis fala sobre Revolução, Racismo e Violência.


Metodologia - A escolha de um título eficaz para seu artigo

...




A escolha de um título eficaz para seu artigo científico faz toda a diferença para alavancar o seu trabalho. É importante reservar um tempo para realizar esta tarefa. Ele deve ser curto ou longo ??? Que palavras devo usar ou não ??!

Veja as nossas dicas e saiba mais acessando os artigos abaixo.

Artigo 1:https://marcoarmello.wordpress.com/2014/03/19/titulo/
Artigo 2:http://viverdeblog.com/como-escrever-titulos/

Universidade de São Paulo oferece cursos de História da Arte I e II, On-line e de forma gratuita. VAI PERDER ESSA?

...

  • Universidade de São Paulo oferece cursos de História da Arte I e II, On-line e de forma gratuita


Livros em PDF de Fernand Braudel

...

  • A DINÂMICA DO CAPITALISMO
  • CIVILIZAÇÃO MATERIAL, ECONOMIA E CAPITALISMO | VOLUMES 1, 2 E 3
  • ESCRITOS SOBRE A HISTÓRIA

terça-feira, 4 de abril de 2017

Eventos.2017 - A XXIV Semana Acadêmica de História FURB. A formação do Historiador: A prática Docente e a Escrita da HIstória

...

  • A XXIV Semana Acadêmica de História FURB contará no dia 03 de maio de 2017 com a Mesa Redonda intitulada "História de Santa Catarina" com a presença de três professoras Doutoras especialistas no tema.

Nosso evento conta ainda com publicação de resumos e textos completos em ANAIS!!

 Inscreva-se já no site: http://cahclio.wixsite.com/xxivsemanaacademica


A revista, CLIO – Arqueológica

...



  • Sobre a Revista


A revista, CLIO – Arqueológica, apesar de ser uma publicação ligada a um programa de pós-graduação, procura uma diversidade de contribuições por autores de instituições brasileiras e internacionais. A revista publica principalmente textos inéditos sobre pesquisas originais que tratam de temas que atestam à interdisciplinaridade da Arqueologia contemporânea e a preservação do patrimônio.

Anacronismo, o pecado mortal do historiador

...

  • Anacronismo, o pecado mortal do historiador


Segundo o historiador francês Lucien Fèbvre, o anacronismo é “le péché des péchés, le péché entre tous irrémissible” (o pecado dos pecados, o mais imperdoável dos pecados) que pode cometer um historiador. Com essa afirmação, que se tornou axiomática, Fèbvre – fundador, com Marc Bloch, da famosa “Revue des Annales”, que a partir de 1929 renovou os estudos históricos em todo o Ocidente – apontou o que talvez seja, realmente, o maior perigo que ameaça o nosso ofício.

Atualidade - Afrodescendentes de quilombos 'não servem nem para procriar', diz Bolsonaro no clube Hebraica do Rio

...

  • Afrodescendentes de quilombos 'não servem nem para procriar', diz Bolsonaro no clube Hebraica do Rio
Em clube judaico na zona sul do Rio de Janeiro, deputado federal do PSC disse que reservas indígenas e quilombolas atrapalham a economia: 'Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí'

Biblioteca em PDF, Historiografia das mulheres no Brasil

...

Antropólogo derruba a ideia de que no Brasil há democracia racial

...
  • Antropólogo derruba a ideia de que no Brasil há democracia racial

Doutor em Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP) reforça que o Brasil possui um quadro ‘gritante’ de discriminação. Acha exagero? Não é o que mostram os números. Professor se aprofunda na crença de setores da sociedade brasileira de que ‘não existe racismo’ por aqui e de que tudo não passa de ‘vitimização’

75 livros sobre o golpe de 1964 e a ditadura que durou 21 anos. COMPARTILHE!

...


I SEMINÁRIO - MILITARES, PODER E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA

...
  • I SEMINÁRIO - MILITARES, PODER E SOCIEDADE NA AMAZÔNIA
  • Interlocução: militares, política e imprensa periódica 
  • 21 a 23 de Junho de 2017



segunda-feira, 3 de abril de 2017

Veja lista de Concursos abertos para Professores de História.

...


domingo, 2 de abril de 2017

Guia Rápido - O que é uma citação?

...

  • Via Sistema de Bibliotecas da Unicamp

  • O que é uma citação?






II Semana de História - UEPB Campus III. Ciclo de debates sobre História do trabalho

...

  • A II Semana de História segue a todo vapor então não percam tempo e garantam sua vaga, pois as inscrições em Minicurso tem vagas limitadas então não percam tempo e façam sua inscrição.


Para mais informações acessem:
http://semanadehistoriach.wixsite.com/historiauepb


12 Filmes sobre a Filosofia do Absurdo de Albert Camus

...
  • 12 Filmes sobre a Filosofia do Absurdo de Albert Camus



Atualidade - TEMER ACABA COM O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

...
  • Atualidade - TEMER ACABA COM O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS


O ministro Mendonça Filho decidiu acabar de vez com o programa Ciência sem Fronteiras, criado no governo da presidente Dilma Rousseff, para enviar estudantes brasileiros para universidades dos Estados Unidos e da Europa; a alegação oficial é a de que o programa não traz resultados e os recursos, da ordem de R$ 3,2 bilhões, podem ser usados em outras finalidades, como compra de merenda escolar para alunos da educação básica



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...