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10/04/2018

UFPA - Curso Livre "O Golpe de 2016 e o Futuro da Democracia no Brasil". Assista a abertura!


PROGRAMA DA DISCIPLINA
EMENTA

Apresentação. Comparação entre o golpe de 1964 e o golpe de 2016. Governos de esquerda e golpes na América Latina. Memórias da Ditadura. Lulismo e Anti-Lulismo. Democracia como Conceito, Democracia como Projeto. Os limites da representação política e a desdemocratização. O golpe no contexto do pensamento pós-colonial e da América Latina. Teoria econômica dos golpes na América Latina. 2013 e a Espetacularização da Política.

Curso Livre "O Golpe de 2016 e a Educação no Brasil" - FE / UNICAMP (Aula 2)


CURSO LIVRE "O GOLPE DE 2016 E A EDUCAÇÃO NO BRASIL"
Transmissão ao vivo todas as quintas-feiras das 17h às 19h pelo

Frases e Pensamentos - Eric Hobsbawm (2)


Frases e pensamentos - Eric Hobsbawm




Nunca esqueça disso!

04/04/2018

Filme | Militares da Democracia: os militares que disseram NÃO

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Sinopse: Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Estudante Edson Luis foi assassinado por agentes da ditadura há 50 anos


O crime chocou o país e acabou virando um marco para o início de um movimento pela democracia e contra a violência.

Vídeo - História e Temporalidade

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Conteúdos e Didática da História, do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp:
O  tempo como elemento articulador da História; a relação entre o passado, o presente e o futuro na construção da História e o imbricamento e o papel do historiador nesse processo constitutivo são os temas deste programa.

Vídeo - BNCC: como ficam as disciplinas de História e Geografia | Conexão


O ensino de História e Geografia foi discutido nas audiências da Base Nacional Comum Curricular. Entenda o que muda nas disciplinas e saiba o que os professores já estão fazendo para deixar as matérias mais atrativas!
Entrevistados: Ygor Cassiano, professor de Geografia; Higor Ferreira, professor de História
Apresentação: Lisia Palombini
Exibição: 28 de setembro de 2017

Vídeo - Por que estudar História da Educação? - Dermeval Saviani


Entrevista com o professor Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre História da Educação e a importância do assunto.

02/04/2018

Para baixar - Instituições Nefandas: o fim da escravidão e da servidão no Brasil, nos Estados Unidos e na Rússia

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O livro é resultado de seminário internacional, realizado no Rio de Janeiro em maio de 2014 e organizado em conjunto pela Fundação Casa de Rui Barbosa, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). O encontro congregou pesquisadores nacionais e estrangeiros, com o objetivo de criar uma perspectiva comparativa inédita acerca dos processos históricos subjacentes à emancipação da servidão na Rússia e à abolição da escravatura no Brasil e nos Estados Unidos."

1789 – A Inconfidência Mineira e a Vida Cotidiana nas Minas do Século XVIII – José Martino

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Este livro traça não só um panorama do que foi a inconfidência mineira, bem como descreve a maneira como as pessoas viviam nas Minas do século XVIII.

Governador Flávio Dino, PCdoB Maranhão, retira os nomes dos ditadores brasileiros que batizavam escolas no estado.


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