Pesquisar no Acervo Histórico

26/08/2018

Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


"Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos"

25/08/2018

A Escola Tradicional e a Formação do Estado Nacional

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

UNIVESP
Publicado em 15 de dez de 2010

O programa, que usa elementos de animação combinados a entrevistas e imagens reais, mostra as condições históricas que levaram ao aparecimento do que hoje chamamos de escola tradicional. O vídeo mostra também o anacronismo do modelo.

24/08/2018

O que são direitos humanos | Glenda Mezarobba

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Casa do Saber
Publicado em 26 de fev de 2015

Devemos poder ser tudo aquilo que podemos ser. Glenda Mezaroba, mestre e doutora em Ciência Política , nos explica no vídeo de hoje quais são as condições mínimas que nos concedem uma vida digna e qual é o conceito geral dos direitos humanos.

Ensino de história - A importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Sinpro Minas
Publicado em 28 de ago de 2017

O Extra-Classe coloca em foco a importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.

A proposta de escola sem partido, defendida por setores conservadores da sociedade, e a reforma do ensino médio colocam em risco o ensino dessa disciplina e ameaçam o trabalho dos(as) professores(as) em sala de aula.

Direitos Humanos - Série de cinco aulas produzidas pelo programa Saber Direito da TV Justiça

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Série de cinco aulas produzidas pelo programa Saber Direito da TV Justiça

Currículo e Diversidade Etno-Racial no Ensino de História

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Currículo e Diversidade Etno Racial no Ensino de História 
 Rosemary de Jesus Santos
Historicamente até a década de 1960 o ensino e a pesquisa em História, eram vistos como áreas de formação diferentes, prevalecia a desarticulação entre pesquisa e ensino, um ligado a questão pedagógica, e o outro ligado à “produção de conhecimento científico.

20/08/2018

Memoria e ensino de historia Espaços educativos e ensino de historia

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.



 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)  

Silvano Fidelis de Lira – Graduando em História/UEPB – Campus I
silvanohistoria@hotmail.com
Profª. Drª. Auricélia Lopes Pereira – Professora do Departamento de História/UEPB – Campus I
auricelialpereira@yahoo.com.br

19/08/2018

As Teorias da História e a História Ensinada no Ensino Fundamental

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica”no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação.

18/08/2018

As relações entre teorias da História e Ensino de História na formação do professor da História Escolar.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


AS RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DA HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA HISTÓRIA ESCOLAR

Éden Ernesto da Silva Lemos

Concurso SEDUC - Correção de Questões - Leis de Diretrizes e Bases (LDB) - 2018

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


LEI E DIRETRIZES DE BASES - SEDUC
Mais uma aula liberada pelo Curso Prime para melhorar os seus estudos. 

17/08/2018

Ensino de História e concepções historiográficas

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Esse ensaio propõe e discute uma tipologia das relações entre o ensino de História e as concepções historiográficas. Inicia estabelecendo uma primeira grande divisão entre as concepções historiográficas, para as quais o ensino de história ou educação histórica não são um problema da história, e as concepções que consideram que o problema do ensino é imanente à produção e utilização social do conhecimento histórico. A seguir, sugere que as concepções historiográficas, na sua relação com o ensino de História, dividem-se em concepções tradicionais, críticas e genéticas, conforme as linhas gerais da teoria do conhecimento que praticam

O uso das novas tecnologias no ensino de historia: O Blog como ferramenta educativa no ensino médio

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


O uso das novas tecnologias no ensino de historia: O Blog como ferramenta educativa no ensino médio 

16/08/2018

Ensino de História e novas tecnologias

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Marcos Silva.
Prof. Adjunto no Departamento de História da UFS
Universidade Federal de Sergipe.
silva.marcos@uol.com.br

A partir da constatação da gradual inclusão digital das diversas classes sociais no Brasil, o artigo demonstra como a nova situação cognitiva dos estudantes exige dos docentes uma nova postura pedagógica. Em seguida faz o inventário das principais possibilidades de utilização didática dos recursos fornecidos pela telemática, especialmente para os professores de história.

História e Ideologia: a produção brasileira sobre a Guerra do Paraguai

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Francisco Doratioto

A Guerra do Paraguai foi   um marco para os países que dela participaram. Guerra do Paraguai se diz no Brasil; Guerra da Tríplice Aliança se fala no Rio da Prata e, no Paraguai, é conhecida como Guerra Grande; na busca de uma designação comum  se poderia dizer  Guerra de 1865-1870.

13/08/2018

Nuremberg - os crimes de guerra sob julgamento

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

unespvideos
Publicado em 6 de mar de 2015

Minuto Unesp 525 - Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, para julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De acordo com Tatiane Fonseca da Silva, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o Tribunal de Nuremberg possui um lado positivo e outro negativo.
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...