"Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos"
- Artigos; dissertações; teses; documentários; Charges; Geopolítica; Humor Político... Receba informações por celular. 55 91 981827693 WhatsApp/Telgeran . Anote em sua agenda para ter certeza de recebimento. Prof. Charles Moraes
Páginas
- Página inicial
- Apresentação
- Precisamos do seu apoio (Vaquinha)
- Opinião do Professor
- Favoritos
- Leitura ObrigaHistória
- En Español
- Dicas
- Cinema
- AcervoPlay
- Cursos
- Antropologia
- Metodologia
- Introdução ao Estudo da História
- História Antiga
- Egito Antigo
- Teoria e Métodos da História
- Arqueologia e Cultura Material
- História da África
- História Ambiental
- TCC
- História da Arte
- História das Mulheres (Gênero)
- Idade Média
- Moderna
- Contemporânea
- América
- América Portuguesa
- Brasil
- Golpe e Ditadura (1964)
- Amazônia
- História Indígena e do Indigenismo
- História e Cultura Afro-Brasileira
- 1º Guerra
- 2º Guerra
- História e Ensino
- Filosofia
- Sociologia
- Geografia
- Livros
- Documentários
- Mestrado/Doutorado
- Profissão Historiador
- Marx/Marxismo
- Patrimônio Histórico e Cultural
- Conhecimentos Pedagógicos
- Revista Acadêmica
- Racismo e Escravismo
- Venezuela Hoje
- Filosofia Vermelha
Faça sua busca
Pesquisar no Acervo Histórico
25/08/2018
A Escola Tradicional e a Formação do Estado Nacional
UNIVESP
Publicado em 15 de dez de 2010
O programa, que usa elementos de animação combinados a entrevistas e imagens reais, mostra as condições históricas que levaram ao aparecimento do que hoje chamamos de escola tradicional. O vídeo mostra também o anacronismo do modelo.
24/08/2018
O que são direitos humanos | Glenda Mezarobba
Casa do Saber
Publicado em 26 de fev de 2015
Devemos poder ser tudo aquilo que podemos ser. Glenda Mezaroba, mestre e doutora em Ciência Política , nos explica no vídeo de hoje quais são as condições mínimas que nos concedem uma vida digna e qual é o conceito geral dos direitos humanos.
Ensino de história - A importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.
Sinpro Minas
Publicado em 28 de ago de 2017
O Extra-Classe coloca em foco a importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.
A proposta de escola sem partido, defendida por setores conservadores da sociedade, e a reforma do ensino médio colocam em risco o ensino dessa disciplina e ameaçam o trabalho dos(as) professores(as) em sala de aula.
Currículo e Diversidade Etno-Racial no Ensino de História
Currículo e Diversidade Etno Racial no Ensino de História
Rosemary de Jesus Santos
Historicamente até a década de 1960 o ensino e a pesquisa em História, eram vistos como áreas de formação diferentes, prevalecia a desarticulação entre pesquisa e ensino, um ligado a questão pedagógica, e o outro ligado à “produção de conhecimento científico.
20/08/2018
Memoria e ensino de historia Espaços educativos e ensino de historia
Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.
Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)
Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)
Silvano Fidelis de Lira – Graduando em História/UEPB – Campus I
silvanohistoria@hotmail.com
Profª. Drª. Auricélia Lopes Pereira – Professora do Departamento de História/UEPB – Campus I
auricelialpereira@yahoo.com.br
19/08/2018
As Teorias da História e a História Ensinada no Ensino Fundamental
Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica”no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação.
18/08/2018
As relações entre teorias da História e Ensino de História na formação do professor da História Escolar.
AS RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DA HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA HISTÓRIA ESCOLAR
Éden Ernesto da Silva Lemos
Concurso SEDUC - Correção de Questões - Leis de Diretrizes e Bases (LDB) - 2018
LEI E DIRETRIZES DE BASES - SEDUC
Mais uma aula liberada pelo Curso Prime para melhorar os seus estudos.
17/08/2018
Ensino de História e concepções historiográficas
Esse ensaio propõe e discute uma tipologia das relações entre o ensino de História e as concepções historiográficas. Inicia estabelecendo uma primeira grande divisão entre as concepções historiográficas, para as quais o ensino de história ou educação histórica não são um problema da história, e as concepções que consideram que o problema do ensino é imanente à produção e utilização social do conhecimento histórico. A seguir, sugere que as concepções historiográficas, na sua relação com o ensino de História, dividem-se em concepções tradicionais, críticas e genéticas, conforme as linhas gerais da teoria do conhecimento que praticam
16/08/2018
Ensino de História e novas tecnologias
Marcos Silva.
Prof. Adjunto no Departamento de História da UFS
Universidade Federal de Sergipe.
silva.marcos@uol.com.br
História e Ideologia: a produção brasileira sobre a Guerra do Paraguai
Francisco Doratioto
A Guerra do Paraguai foi um marco para os países que dela participaram. Guerra do Paraguai se diz no Brasil; Guerra da Tríplice Aliança se fala no Rio da Prata e, no Paraguai, é conhecida como Guerra Grande; na busca de uma designação comum se poderia dizer Guerra de 1865-1870.
Marcadores:
Artigos,
Brasil,
Brasil Império,
Guerra do Paraguai,
História da America Latina,
História e Cultura Americana,
Historiografia
13/08/2018
Nuremberg - os crimes de guerra sob julgamento
unespvideos
Publicado em 6 de mar de 2015
Minuto Unesp 525 - Logo após a Segunda Guerra Mundial, um tribunal se reuniu em Nuremberg, na Alemanha, para julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. De acordo com Tatiane Fonseca da Silva, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o Tribunal de Nuremberg possui um lado positivo e outro negativo.
Assinar:
Postagens (Atom)