Pesquisar no Acervo Histórico

31/08/2018

Um estudo sobre as inteligências propostas por Howard Gardner

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

O presente trabalho visa fazer um estudo sobre as inteligências propostas por Howard Gardner, iniciando com uma pequena discussão sobre o que é inteligência, passando pela definição de Gardner e finalizando com a aplicação do conceito na educação.

30/08/2018

Marx e a existência de Deus

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Glauber Ataide
Publicado em 30 de ago de 2018

Quem criou o homem e a natureza? Comentários sobre um breve trecho da obra de Marx no qual ele examina esta pergunta.

Este é o trecho que estamos comentando neste vídeo:

26/08/2018

Origens do Trabalho Livre no Ceará Colonial

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


VAQUEIROS, AGRICULTORES, ARTESÃOS: Origens do Trabalho Livre no Ceará Colonial Maria Sylvia Porto Alegre 

Este estudo procura analisar as origens do trabalho livre no sertão nordestino. Inicialmente, destacamos os aspectos mais relevantes da colonização pela pecuária e seu principal agente - o vaqueiro, no que diz respeito a essa problemática.

Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


"Freire e Saviani: proximidades e distanciamentos"

25/08/2018

A Escola Tradicional e a Formação do Estado Nacional

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

UNIVESP
Publicado em 15 de dez de 2010

O programa, que usa elementos de animação combinados a entrevistas e imagens reais, mostra as condições históricas que levaram ao aparecimento do que hoje chamamos de escola tradicional. O vídeo mostra também o anacronismo do modelo.

24/08/2018

O que são direitos humanos | Glenda Mezarobba

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Casa do Saber
Publicado em 26 de fev de 2015

Devemos poder ser tudo aquilo que podemos ser. Glenda Mezaroba, mestre e doutora em Ciência Política , nos explica no vídeo de hoje quais são as condições mínimas que nos concedem uma vida digna e qual é o conceito geral dos direitos humanos.

Ensino de história - A importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Sinpro Minas
Publicado em 28 de ago de 2017

O Extra-Classe coloca em foco a importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.

A proposta de escola sem partido, defendida por setores conservadores da sociedade, e a reforma do ensino médio colocam em risco o ensino dessa disciplina e ameaçam o trabalho dos(as) professores(as) em sala de aula.

Direitos Humanos - Série de cinco aulas produzidas pelo programa Saber Direito da TV Justiça

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Série de cinco aulas produzidas pelo programa Saber Direito da TV Justiça

Currículo e Diversidade Etno-Racial no Ensino de História

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Currículo e Diversidade Etno Racial no Ensino de História 
 Rosemary de Jesus Santos
Historicamente até a década de 1960 o ensino e a pesquisa em História, eram vistos como áreas de formação diferentes, prevalecia a desarticulação entre pesquisa e ensino, um ligado a questão pedagógica, e o outro ligado à “produção de conhecimento científico.

20/08/2018

Memoria e ensino de historia Espaços educativos e ensino de historia

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.



 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)  

Silvano Fidelis de Lira – Graduando em História/UEPB – Campus I
silvanohistoria@hotmail.com
Profª. Drª. Auricélia Lopes Pereira – Professora do Departamento de História/UEPB – Campus I
auricelialpereira@yahoo.com.br

19/08/2018

As Teorias da História e a História Ensinada no Ensino Fundamental

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


Objetiva discutir as interfaces das teorias da História e a História ensinada no ensino fundamental, com ênfase na “alfabetização histórica”no século XXI. Como metodologia de pesquisa utilizou-se grupo focal, com 21 pesquisadores e professores que atuavam no campo do Ensino de História e História da Educação.

18/08/2018

As relações entre teorias da História e Ensino de História na formação do professor da História Escolar.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


AS RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DA HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA HISTÓRIA ESCOLAR

Éden Ernesto da Silva Lemos

Concurso SEDUC - Correção de Questões - Leis de Diretrizes e Bases (LDB) - 2018

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


LEI E DIRETRIZES DE BASES - SEDUC
Mais uma aula liberada pelo Curso Prime para melhorar os seus estudos. 

17/08/2018

Ensino de História e concepções historiográficas

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Esse ensaio propõe e discute uma tipologia das relações entre o ensino de História e as concepções historiográficas. Inicia estabelecendo uma primeira grande divisão entre as concepções historiográficas, para as quais o ensino de história ou educação histórica não são um problema da história, e as concepções que consideram que o problema do ensino é imanente à produção e utilização social do conhecimento histórico. A seguir, sugere que as concepções historiográficas, na sua relação com o ensino de História, dividem-se em concepções tradicionais, críticas e genéticas, conforme as linhas gerais da teoria do conhecimento que praticam

O uso das novas tecnologias no ensino de historia: O Blog como ferramenta educativa no ensino médio

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


O uso das novas tecnologias no ensino de historia: O Blog como ferramenta educativa no ensino médio 
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...