Páginas

06/03/2017

Site disponibiliza acervo raro com mais de 2 mil obras da literatura de cordel

   Receba atualizações no seu Email   

Desenvolvido por ACH


Via - Universia Brasil
Site disponibiliza acervo raro com mais de 2 mil obras da literatura de cordel


Um acervo raro da literatura de cordel, gênero literário muito popular no nordeste brasileiro, agora está disponível para os leitores de maneira online e gratuita. A Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB) criou o Cordel – Literatura Popular em Verso, um site que reúne, até o momento, obras de 21 cordelistas. No total, estão disponíveis 2.340 folhetos para consulta.

O site reúne versões originais e variantes dos cordéis. Foram disponibilizados ao público aqueles que já estão em domínio público e os que foram autorizados pelos próprios autores ou por suas famílias a fazerem parte do acervo digital.

O projeto foi idealizado pela professora Ivone da Silva Ramos Maya que, após receber um material muito raro do cordelista Leandro Gomes de Barros, um dos mais reconhecidos e importantes poetas do gênero, passou a imaginar um meio de dividir com o público os escritos do autor.
Em entrevista concedida ao Ministério da Cultura, ela diz que tem planos de ir mais longe com a ideia: “pretendo encaminhar uma proposta para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para que o cordel seja tombado como patrimônio da humanidade”, disse.

Além dos folhetos, o site possui também biografias dos autores e a bibliografia disponível na FCRB com 400 referências dentre artigos, livros, recortes, teses e dissertações.


 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


   Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico   
  1. Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731- 0
  2. Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
    Seu gesto de solidariedade permitirá desenvolvermos novos projetos para acesso de forma gratuita a todos.
    Link para doação
     - https://goo.gl/R3XjYh
      Nossas redes sociais     


Nenhum comentário:

Postar um comentário