Depois de um domingo repleto de significado para todos os habitantes desse nosso Planeta que, desde 1970, festejam o Dia da Terra, a cada 22 de abril, Viva Maria, se apressa em dar as boas vindas aos participantes do Acampamento Terra Livre 2018, que começa hoje em Brasília, revisitando a história desse nosso país que também acabou de comemorar seus 518 anos, com direito a uma poética certidão de nascimento escrita por Pero Vaz de Caminha.
À luz da pesquisa incansável de Mary Del Priori ,especialista em História do Brasil, com doutorado em História Social na Universidade de São Paulo e pós- doutorado na França, já nesse primeiro documento, a herança portuguesa do nepotismo que, até hoje, é um traço na nossa cultura do “ toma lá dá cá!”
Bom, no livro “ A descoberta do Novo Mundo”,a historiadora Mary del Priore dá a versão real desse descobrimento que, no fim das contas, foi “ achamento”. Afinal os donos verdadeiros dessa nossa terra já haviam recepcionado muitos outros visitantes antes de Cabral. Mas vejamos o que diz Mary sobre o papel das mulheres indígenas.
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.
Via - http://radioagencianacional.ebc.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário