Pesquisar no Acervo Histórico

25/10/2017

R. G. Collingwood - A Ideia de História

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

«A Ideia de História» é o melhor trabalho até agora divulgado do grande filósofo, historicista e arqueologista de Oxford, R.G. Collingwood.
Este ensaio foi originalmente publicado após a morte do autor, em 1946, depois de ter sido composto a partir dos manuscritos deixados por Collingwood. O seu espólio ainda permanece incompleto, uma vez que muitos documentos encontram-se hoje irremediavelmente perdidos. Este importante trabalho examina como a ideia de história tem evoluido desde o tempo de Heródoto até ao século XX, no qual Collingwood partilha com o leitor a sua própria perspectiva sobre o que de facto é a História. Principiando pela análise das concepções teocráticas e mitológicas dos alvores da História, Collingwood oferece-nos em seguida um estudo rigoroso dos fundamentos da historiografia grega, romana, medieval, renascentista, iluminista, romântica e da história científica dos nossos dias. Deste último período, vemos analisado o pensamento de Marx, Dilthey, Spengler, Bergson, Croce e outros. Nesta edição revista, encontram-se os textos mais relevantes sobre a Filosofia da História, portanto, essenciais para uma perfeita compreensão do seu pensamento, e, em particular, sobre a interpretação correcta da sua teoria de "Ideia de História". Desta obra se poderá dizer, em síntese, que, revelando um profundo conhecimento na matéria, nos proporciona uma panorâmica completa do pensamento histórico e das suas diferentes correntes, o que a impõe como instrumento indispensável de estudo e de consulta. Um obra magnífica que agora se reedita na colecção «Biblioteca do Século».






----Entre em nossas redes sociais----
----Parceiros----




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...