Pesquisar no Acervo Histórico

04/04/2018

Filme | Militares da Democracia: os militares que disseram NÃO

Sinopse: Eles lutaram pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964, mas a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito dos oficiais que, até hoje, ainda buscam justiça e reconhecimento na história do país. Militares da Democracia resgata, através de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos, cassados, torturados e mortos, por defenderem a ordem constitucional e uma sociedade livre e democrática.

Estudante Edson Luis foi assassinado por agentes da ditadura há 50 anos


O crime chocou o país e acabou virando um marco para o início de um movimento pela democracia e contra a violência.

Vídeo - História e Temporalidade

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


Conteúdos e Didática da História, do Curso de Pedagogia Unesp/Univesp:
O  tempo como elemento articulador da História; a relação entre o passado, o presente e o futuro na construção da História e o imbricamento e o papel do historiador nesse processo constitutivo são os temas deste programa.

Vídeo - BNCC: como ficam as disciplinas de História e Geografia | Conexão


O ensino de História e Geografia foi discutido nas audiências da Base Nacional Comum Curricular. Entenda o que muda nas disciplinas e saiba o que os professores já estão fazendo para deixar as matérias mais atrativas!
Entrevistados: Ygor Cassiano, professor de Geografia; Higor Ferreira, professor de História
Apresentação: Lisia Palombini
Exibição: 28 de setembro de 2017

Vídeo - Por que estudar História da Educação? - Dermeval Saviani


Entrevista com o professor Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre História da Educação e a importância do assunto.

02/04/2018

Para baixar - Instituições Nefandas: o fim da escravidão e da servidão no Brasil, nos Estados Unidos e na Rússia

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

O livro é resultado de seminário internacional, realizado no Rio de Janeiro em maio de 2014 e organizado em conjunto pela Fundação Casa de Rui Barbosa, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). O encontro congregou pesquisadores nacionais e estrangeiros, com o objetivo de criar uma perspectiva comparativa inédita acerca dos processos históricos subjacentes à emancipação da servidão na Rússia e à abolição da escravatura no Brasil e nos Estados Unidos."

1789 – A Inconfidência Mineira e a Vida Cotidiana nas Minas do Século XVIII – José Martino

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH


Este livro traça não só um panorama do que foi a inconfidência mineira, bem como descreve a maneira como as pessoas viviam nas Minas do século XVIII.

Governador Flávio Dino, PCdoB Maranhão, retira os nomes dos ditadores brasileiros que batizavam escolas no estado.


Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...