Pesquisar no Acervo Histórico

16/06/2018

Luiz Felipe de Alencastro: Escravismo ontem e hoje

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH


Convidada pelo Seminário de Cultura e Realidade, em parceria com o Projeto Contracondutas, Alencastro discute o trabalho escravo na história do Brasil.

Ataque de Hiroshima em 6 de agosto de 1945. Animação que mostra a explosão e seus efeitos.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH



Ataque de Hiroshima em 6 de agosto de 1945. Animação que mostra a explosão nuclear e seus efeitos.

MINICURSO ONLINE - A Arte da Escrita no Campo da Ciência: Redação de Textos Acadêmicos

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

Pesquisas apontam que dentre as maiores dificuldades enfrentadas por acadêmicos das mais diversas Áreas do Conhecimento está a elaboração de textos de gêneros acadêmicos. Seja na elaboração de um projeto ou relatório de pesquisa, de um artigo científico, monografia, ou dissertação, a escrita científica ainda é motivo de perda de sono de estudantes iniciantes até pesquisadores mais experientes. A esfera da ciência exige a adoção de uma linguagem própria, distante das práticas comuns, ou mesmo das situações formais, da comunicação em sociedade. Por meio da oficina “A Arte da Escrita no Campo da Ciência: Redação de Textos Acadêmicos”, o Prof. Me. Rafael Archanjo, trará orientações práticas e dicas indispensáveis à confecção de textos científicos, além de esclarecer mitos que compõem o universo da escrita acadêmica.

Disciplina Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica em Humanidades oferecida pela USP Online.

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

Esta disciplina é uma novidade na USP e pretende desenvolver nos estudantes, principalmente nos de Ciências Humanas, as competências e habilidades relacionadas às necessidades da leitura e da escrita tal como devem ser praticadas na vida acadêmica. Os professores vêm das áreas de História, Ciência Política, Letras e Filosofia. 

15/06/2018

Ditadura do proletariado e democracia burguesa | Lênin e o renegado Kautsky

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

Um breve comentário sobre os conceitos de ditadura do proletariado e democracia burguesa como apresentados na obra "A revolução proletária e o renegado Kautsky", de Lênin. Veremos que "a" democracia, isso é, a democracia "em geral" não existe, nunca existiu, e nunca existirá. O que existe são tipos de democracia, e que dialeticamente toda democracia de sociedades divididas em classes significa democracia para a classe dominante e ditadura para as outras. É por isso que a expressão "ditadura democrática do proletariado", embora pareça contraditória, faz todo o sentido.

Vídeo - Maria Odila Dias: o poder no Império

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

Palestra de Maria Odila Dias, professora de História da PUC de São Paulo, no seminário "Atualidade de Sérgio Buarque de Holanda" realizado pelo Instituto de Estudos Brasileiros, IEB/USP, entre 13 e 16 de setembro de 2011.

10 LIVROS para iniciantes em HISTÓRIA

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH


Salve, espectadores do canal! Hoje falaremos sobre 10 livros que novatos na História, aqueles que pretendem entrar nesse curso ou acabaram de entrar, podem ler nas suas primeiras fases.

14/06/2018

A Revolta dos Cabanos

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH




A Revolta dos Cabanos é uma minissérie que aborda e resgata a esquecida e desconhecida revolução protagonizada pelos amazônidas, os cabanos. Ocorrida na província do Grão-Pará e duramente reprimida pelo infame império brasileiro, a cabangem representa o máximo da bravura, da força e da esperança do povo amazônida.
Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...