Pesquisar no Acervo Histórico

17/11/2017

Como escrever um artigo científico passo a passo

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Olá leitor!

Como escrever um artigo científico? Esta é uma das dúvidas mais frequentes na vida dos estudantes que estão cursando graduação, mestrado ou doutorado.


Para registrar o final do curso e avaliar o conhecimento agregado dos alunos, é solicitado a elaboração de artigos aprofundados sobre tudo o que o aluno aprendeu durante o curso. O formato deste tipo de artigo é bem específico, o que faz muitas pessoas terem dúvidas na elaboração.

É preciso muita cautela, uso de técnicas de escrita e muita pesquisa para elaborar e defender suas ideias no artigo científico. Sendo assim, resolvemos criar aqui um mini guia de como escrever um artigo científico profissional. Vamos conferir?

Como escrever um artigo científico passo a passo

Antes de mais nada, é preciso ressaltar aqui, que existem vários estilos de escrita para a elaboração de um texto. No caso da elaboração de um artigo científico, é obrigatório que o aluno desenvolva o artigo com técnicas de escrita científica.

Para você saber como escrever um artigo científico, você precisa saber que um artigo precisa conter ideias inovadoras, conceitos, interpretações e resultados que servem para comprovar suas ideias e conceitos descritos.

Quando à maneira de escrever, você deve apresentar concisão e precisão, em uma escrita objetiva e explicativa. E algumas características interessantes para denominar uma escrita concisa, que é uma das técnicas de escrita científica são as seguintes:

Eliminar o uso exagerado de adjetivos ou advérbios;
Evitar o uso de palavras como grande, pequeno, amplamente, extensamente;
Eliminar palavras e expressões redundantes;
Tente utilizar a fórmula: Sujeito + verbo + predicado para construir suas frases. Esta fórmula tornará seu texto mais sucinto;
Evitar expressões como: Sendo assim, etc.

Como dissemos anteriormente, o artigo científico possui uma estrutura bem específica, e é bom que siga a estrutura e a ordem mencionadas. Em geral um artigo científico deve conter as seguintes seções:

Título
Resumo
Introdução
Materiais e métodos
Resultados
Discussão
Conclusão
Agradecimentos
Referência

Como montar o resumo?

O resumo é o tópico de maior importância no seu artigo, por isso deve ser elaborado primeiro e com todo cuidado. O resumo é a parte que o leitor visualiza e já consegue entender a relevância do assunto que será abordado no artigo.

Este tópico precisa trazer quais serão as ideias inovadoras apresentadas no trabalho, a contextualização, os propósitos do trabalho e perspectivas.

Existem duas formas de montar um resumo: De maneira descritiva ou informativa. Se o seu artigo irá trazer resultados comprovados de ideias, o resumo deverá ser obrigatoriamente informativo.

Já os descritivos são utilizados para sumarizar conteúdos não originais. Descrever algum tipo de trabalho já realizado, entre outros.

Elaborando a Introdução

Por mais que a Introdução esteja estruturada como um dos primeiros tópicos do artigo, ela não deve ser necessariamente feita primeiro. É indicado que você faça a introdução somente depois que a discussão e as conclusões estejam prontas.

Desta maneira será muito mais fácil elaborar e você já terá uma base pronta para descrever ao leitor o que ele verá no artigo.

A introdução é composta de antecedentes do problema, descrição do problema, trabalhos já realizados (caso haja), aplicação e objetivo.

Material e métodos

Nesta seção o leitor deverá entender como foi seu projeto de pesquisa. É aqui que você irá apresentar todos os materiais e métodos que você utilizou para construir seu artigo científico. Deve portanto, ser feito também nas etapas finais da conclusão do artigo.

Resultados

Neste tópico, você deverá apresentar uma descrição clara e objetiva de resultados de análise, estatísticas descritivas, inferenciais, relevância e amplitude dos dados e adicionar outros tipos de análises.

Discussão

Considerada muitas vezes a parte mais complexa do desenvolvimento do artigo científico. Nesta etapa, você deverá relacionar os resultados com suas ideias inovadoras, interpretar conclusões, descrever implicações teóricas de pesquisa e prática e nunca repetir nenhuma informação já citada no artigo.

Conclusões

É na conclusão que você irá defender realmente sua tese. Neste tópico você precisará apresentar ao leitor a solução que seu artigo traz para o problema em questão. Deve haver críticas, opiniões e uma finalização de artigo completa para que o leitor receba de fato a mensagem que seu artigo deverá passar.

Regras ABNT para seu artigo científico

Uma das etapas mais importantes de aprender como escrever um artigo científico é ter muita atenção na hora de aplicar as regras ABNT. Elas são indispensáveis para validar seu artigo e avaliar suas ideias. Veja nesta relação, quais são os elementos mais importantes da ABNT que você precisa aplicar no seu artigo:

Estilo de fonte: Times New Roman, Arial ou Verdana

Cor do texto: Preta

Tamanho de fonte título e capa: 14 a 18

Tamanho de fonte corpo do texto: 12

Tamanho de fonte para título seção ou capítulo: 14

Tamanho de fonte subtítulo: 12

Tamanho de fonte rodapé: 10

Tamanho de fonte de bibliografia, ilustrações e tabelas: 10

Tamanho de fonte para títulos de ilustrações e tabelas: 11 (negrito)

Tamanho de fonte para citações longas: 10

Numeração: Deve constar no canto superior direito da folha

Espaçamento geral da folha (entrelinhas): 1,5

Dicas de como escrever um artigo científico de forma rápida

Existem algumas práticas que você pode ter em mente para agilizar a produção e elaboração do seu artigo científico. Veja abaixo algumas dicas:

Layout do artigo

Em geral o layout é também definido como uma estrutura fixa. Portanto, é uma das primeiras coisas que você precisa configurar. Em geral o layout é definido como uma coluna única, espaçamento duplo, fonte simples como Times New Roman ou Arial e tamanho de fonte 12.

Não insira imagens ou gráficos

Não é necessário nem permitido o uso de imagens dentro de um artigo científico. Caso tenha algum tipo de imagem para ilustrar suas ideias descritas, estas deverão ser anexadas no final do artigo, como arquivos separados.

Revisão

É indicado o uso de uma ferramenta de revisão para que você não perca muito tempo revendo tudo sempre que for escrevendo. É indicado também que você revise cada tópico para agilizar a produção do artigo.

Ferramenta essencial para escrever

A ferramenta mais indicada para a elaboração de um artigo científico é o Microsoft Word. Ele contém todas as formas de edição e estruturação de um artigo. Use a numeração automática de cabeçalhos como H1, H2, H3 sempre que for necessário.

Aplicativos

O EndNote é um aplicativo essencial para o aluno na hora de elaborar referências. É um gerenciador de referências que ajuda a não perder muito tempo nesta etapa. Você só precisará incluir suas referências na base de dados do EndNote e ele fará o restante do trabalho.

Modelos de artigos científicos

E para ilustrar melhor o que te ensinamos aqui, seguem abaixo alguns modelos de artigos científicos e padrão de escrita para que você tenha um norte para elaborar seu trabalho. Fique à vontade para fazer o download dos arquivos e estudar quando quiser!

Modelo de artigo científico da USP

Modelo padrão de artigo científico da Intercom

Manual de dissertação e teses da UFRJ

Modelo para elaboração de teses e dissertações da COPPE/UFRJ

Modelo básico para elaboração e formatação de artigos científicos

Modelo de artigo científico baseado na NBR 6022, 2003.

Curso de escrita científica da USP

A USP recentemente lançou um Curso de Escrita Científica no intuito de aumentar a qualidade da elaboração de artigos científicos. O curso é composto de videoaulas explicativas, materiais de apoio, apostilas e com a presença de professores renomados da Instituição de Ensino mais aclamada do Brasil.

O Curso de escrita científica foi desenvolvido especialmente para a disseminação de conhecimentos e treinamento completo para a área de escrita científica. Também tem o intuito de qualificar cientistas, pesquisadores e alunos na produção e elaboração de artigos científicos de alto impacto.

O curso é oferecido gratuitamente através de uma plataforma web, simples, prática e interativa. Basta realizar um cadastro através deste link aqui, e iniciar seus estudos.

São 8 módulos, sendo um tópico especial sobre elaboração de artigos científicos em inglês. Ao final do curso, o aluno poderá receber também um certificado de participação emitido pela Universidade de São Paulo.

Pronto para escrever seu artigo científico?

Agora você já possui informações suficientes de como escrever um artigo científico. Como você pôde ver, as regras são bem rigorosas e existe um padrão a ser seguido.

É preciso ter muito cuidado para elaborar um artigo de tamanha importância e relevância para a conclusão do seu curso. Portanto, pesquise muito sobre o tema proposto, pesquise artigos originais para que você possa basear suas ideias em algo concreto e verdadeiro.

Uma boa dica, é realizar um cadastro no Google Scholar, pesquisar e armazenar o máximo de informações antes de começar a construir seu artigo científico.

Esperamos ter lhe ajudado a solucionar suas maiores dúvidas de como escrever um artigo científico. Porém, se ainda lhe restou alguma dúvida aqui não mencionada, pode deixar seu comentário abaixo.

Boa sorte e até a próxima!

Via - https://canaldoensino.com.br



  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  
----Entre em nossas redes sociais----

----Parceiros----




Um comentário:

  1. Pode incluir também o Zotero, que é uma ferramenta gratuita muito boa!

    ResponderExcluir

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...