Pesquisar no Acervo Histórico

07/11/2017

Livro - A temporalidade da história

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Em relação a esta obra - A temporalidade da histórica - algumas considerações (de ordem da composição) devem ser expostas.
De início analisamos o historicismo de Hegel. Filósofo de grande importância para o tema da temporalidade histórica moderna, Hegel pode ser entendido como o primeiro grande filósofo a introduzir o tema do tempo histórico no núcleo de seu sistema. De certa forma, foi Nietzsche quem intenta um rompimento ante seu historicismo. Mas há uma corrente de pensamento que se inicia com Hegel e encaminha-se, via Marx, para um pensar temporal do homem como um ser temporal, concretamente determinado. Na perspectiva de A temporalidade da histórica, pensamos que para se compreender todo o empreendimento de Foucault (com auxílio de Nietzsche), deve-se entender primeiro, o historicismo de Hegel. Há também alguns capítulos que empreendem um esforço no intuito de compreender pensadores importantes da temporalidade histórica. Entre eles, enumeramos os pensadores: Rüsen, Kosellek e Ricoeur. Conceitos importantes são analisados, como de representância (Ricoeur), estratos do tempo/espaço de experiência e expectativa de futuro (Koselleck) e consciência histórica (Rüsen).

ISBN: 978-85-5696-207-2
Nº de pág.: 154



l-- Ajude a manter está página--l
 
ou faça uma doação de qualquer valor para :
Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  
----Entre em nossas redes sociais----

----Parceiros----




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...