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05/03/2018

Desafios do Ensino de História e prática docente

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Desenvolvido por ACH


Francivaldo Nunes
Wesley Kettle
(Orgs.)



Apresentação

Entre os dias 30 de maio e 02 de junho de 2017, inaugurava-se um novo formato de reunir pesquisadores vinculados a temática Ensino de História, no Norte do Brasil. Tratava-se do 1o Simpósio On Line de Ensino de História, promovido pela Faculdade de História do Campus Universitário de Ananindeua, da Universidade Federal do Pará. Para a satisfação de seus participantes, a possibilidade de ter as redes sociais como veículo de comunicação e aproximação, permitiu que pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e de outros países apresentassem seus trabalhos e debatessem as questões apresentadas nas palestras.

O evento empreendido contou com participantes oriundos de diversas disciplinas e motivados pelo desejo de debater e refletir sobre o tema tão significativo – os desafios do Ensino de História e a prática docentes. O objetivo era refletir sobre as questões que envolviam a História como disciplina, a
memória histórica dos espaços de ensino, a produção de materiais didáticos e as experiências vivenciadas por professores em espaços formais e não formais de ensino.

Tratava-se de uma tarefa ousada, por certo, porém não irrealizável na medida em que o crescente envolvimento dos participantes era observado. A principal constatação a que chegaram quase todos os trabalhos apresentados, referiu-se com a questão de que ensinar História sempre constitui-se num
desafio para professores, considerando sua abrangência, complexidade e as não poucas dificuldades dos alunos para com o estabelecimento de relações com tempos e épocas históricas, materiais didáticos utilizados pelos docentes e condições a que apresentam os espaços escolares. No entanto, indiferentemente das dúvidas, das indagações, das perplexidades de educadores e educandos, o que se observa ao longos dos trabalhos apresentados é que o estudo da História permanece assegurado nos contextos escolares, mediante propostas curriculares e interesses de discentes e sociedade. Nestes aspectos, se observa que esse fator constitui-se em argumento fundante para inquirir essa área do conhecimento, no sentido de sua eficácia e contribuição, no processo de formação de
professores e alunos. Desafios do Ensino de História e prática docente.

A coletânea reunida nesta obra, sem dúvida, constitui um conjunto de contribuições originais e, sobretudo, desnaturalizadoras como soem ser os estudos que assumem, como coerência e autenticidade, a relação entre os desafios apresentados no Ensino de História e a prática docente. Os trabalhos reunidos propiciam aos leitores, ademais, um profícuo exercício de crítica historiográfica, focando o ensino de História, no contexto da educação institucionalizada, as características e tendências do ensino nessa área do conhecimento, a problematização da História viabilizada no espaço da sala de aula, assim como o debate em torno do objetivo do conhecimento histórico,para, posteriormente, refletir sobre o significado e a importância da função docente. Almejamos que este trabalho possa se constituir como instrumento contributivo para pensar e repensar o ensino de História, as práticas pedagógicas construídas e viabilizadas nos espaços escolares e a própria
formação de professores.

Os textos apresentados expressam, simultaneamente, pesquisas em andamento, em fase de elaboração, definidas e defendidas. Temáticas, temporalidades e enfoques plurais mais que gravitam no eixo que envolve o título desta obra. Diante destas proposições algumas questões são apontadas ao
longo do trabalho, como a de que, indubitavelmente, não basta tornar o conhecimento histórico interessante, atrativo e/ou motivador. É necessário torná-lo crítico-social, dinâmico, transformador e que contribua para a formação de alunos e professores atuantes, comprometidos e coerentes com um
projeto de sociedade, que tenha como referência os homens, historicamente situados.

Frente a tantas e tão inovadoras contribuições, a intenção é que o leitor estabeleça um exercício de escolha mais consentânea a seus interesses e afinidades, estando ele certo da escolha de encontrar nesta obra, leituras instigantes e provocativas.

Francivaldo Alves Nunes e Wesley Kettle.




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