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03/08/2018
História Cultural.
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31/07/2018
Newton Duarte - Nem construtivismo nem escola tradicional
Newton Duarte
Publicado em 24 de jul de 2012
Crítica à ideia de que a escola tenha que escolher apenas entre duas alternativas: o construtivismo ou a escola tradicional.
IPHAN - Fundamentos da preservação do Patrimônio Cultural
Portal Super Professores
Publicado em 29 de jun de 2018
Primeira aula da professora Claudete Pessôa dos fundamentos da preservação do patrimônio cultural para o concurso do IPHAN 2018.
Avaliação da aprendizagem - Cipriano Luckesi
SM Brasil
Publicado em 6 de fev de 2012
Na prática cotidiana da sala de aula, a avaliação é um grande desafio para os educadores.
Este é um convite não só ao estudo do tema, como também à transformação de nossas condutas, no sentido de aprendermos a nos servir da avaliação como uma aliada na busca da qualidade e eficiência em nossas atividades educativas escolares.
30/07/2018
28/07/2018
Circe Bittencourt - Produção didática de História: trajetórias de pesquisas.
O artigo aborda a trajetória das pesquisas sobre o livro didático de História de 1980 à primeira década do século XXI com base em levantamento de teses, dissertações e publicações do período. Apresenta o ritmo de crescimento das investigações sobre o tema, indica os lugares institucionais em que são produzidas e analisa as concepções sobre livro didático e fundamentos metodológicos das diversas abordagens.
Concurso IPAHN 2018 - Os 14 patrimônios culturais mundiais do Brasil, de acordo com a UNESCO
Sheldon Vídeos
Publicado em 19 de ago de 2017
Em 1937, o presidente Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que luta para preservar o acervo material e imaterial de nosso país. Atualmente, já são mais de 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos reconhecidos pelo IPHAN apenas aqui no Brasil.
As consequências da ditadura militar na escola pública brasileira são abordadas em estudos da UFSCar
ClickCiência UFSCar
Publicado em 5 de mai de 2016
Marisa Bittar, professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd - UFSCar, fala sobre as consequências históricas da ditadura brasileira nas políticas educacionais brasileiras.
O conceito de INDIVÍDUO na Antropologia.
Leitura ObrigaHISTÓRIA
Publicado em 26 de jul de 2018
Salve, espectadores do canal! Como conciliar a noção de indivíduo em relação à sociedade? Aliás, própria dicotomia em si é consensual? No vídeo de hoje vamos falar sobre alguns dos principais teóricos que dissertaram sobre esse assunto na Antropologia
26/07/2018
Atualidade - Israel assume condição de estado judaico. Análise do professor de História/UFSC. 26/07/2018
Análise do professor de História/UFSC, Waldir Rampinelli, sobre a decisão do parlamento israelense em decretar o estado judeu, aprofundando ainda mais a violência na região.
25/07/2018
Micro-história: conceituação
Anna Gicelle Garcia Alaniz
Publicado em 16 de dez de 2013
Sexagésimo oitavo episódio da série educativa Cantinho da História, abordando o conceito de Micro-história, a pedido de Jarleide Reis.
Quem acha tesouros históricos é dono? IPHAN responde. 25/07/2018
O ecoaventureiro Alcide Filho vai ao IPHAN, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para descobrir a resposta de uma pergunta: quem encontra tesouros arqueológicos e históricos em território brasileiro é seu dono? A chefe da Divisão Técnica do IPHAN, Claudiana Cruz dos Anjos é que responde. Faça esta descoberta.
Brasil: O Grande Salto Para Trás, sobre o golpe no Brasil em 2016. 28/07/2018
Assista o documentário chamado "Brésil: Le Grand Bond en Arrière” (“Brasil: O Grande Passo para Trás") que foi produzido pelas jornalistas francesas Fredérique Zingaro e Mathilde Bonnassieux e está chocando o mundo. O filme retrata as consequências do golpe e a tomada de poder por uma classe política corrupta e dedicada a seus próprios interesses.
Tradições da História Global da América Latina e no Caribe. 25/07/2018
FGV
Publicado em 28 de abr de 2016
A História Global é um fenômeno debatido por diversos pesquisadores ao redor do mundo inteiro. Os debates sobre essa perspectiva na América Latina e no Caribe são os objetos de estudo do convidado dessa edição do Pocket Talks, Rafael Marquese.
19/07/2018
Rafael de Bivar Marquese - A dinâmica da escravidão no Brasil. Resistência, tráfico negreiro e alforrias, séculos XVII a XIX
Rafael de Bivar Marquese
Professor no Departamento de História da USP
O artigo examina as relações entre o tráfico negreiro transatlântico para o Brasil, os padrões de alforria e a criação de oportunidades para a resistência escrava coletiva (formação de quilombos e revoltas em larga escala), do final do século XVII à primeira metade do século XIX. Valendo-se das proposições teóricas de Patterson e Kopytoff, sugere uma interpretação para o sentido sistêmico do escravismo brasileiro na longa duração, sem dissociar a condição escrava da condição liberta, nem o tráfico das manumissões.Arquitetura e Escravidão nos Estados Unidos - Rafael Marquese, professor da Universidade de São Paulo.
Escola da Cidade
Publicado em 7 de fev de 2014
historiador Rafael Marquese, professor da Universidade de São Paulo, apresentou a pesquisa Arquitetura e escravidão nos Estados Unidos. As aulas trataram da paisagem e da arquitetura da produção algodoeira no Baixo Vale do Rio Mississippi, com as lentes voltadas para a região de Natchez e as paróquias de Concordia, Tensas e Madison, no estado da Louisiana. A investigação se valeu de uma grande quantidade de mapas e de imagens produzidas no século XIX, bem como de um amplo trabalho de campo realizado entre 2007 e 2008.Concurso IPHAN 2018 - Ética no Serviço Público - Decreto 1171/94
Sempre cobrado em Concursos, o Decreto 1171/94, que trata da Ética no Serviço Público, é bizurado pelo Professor André Barbieri. Neste vídeo aprenda tudo que você precisa saber sobre o Decreto e veja como ele é cobrado em provas de concurso. IMPERDÍVEL!
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