Pesquisar no Acervo Histórico

24/03/2017

50 Obras essenciais sobre o Brasil para baixar de graça. Vai perder essa?

50 Obras essenciais sobre o Brasil para baixar de graça.







Coleção Biblioteca Básica Brasileira – img_capa_amazoniaurgenteCultive um Livro

O projeto editorial Coleção Biblioteca Básica Brasileira – BBB foi formulado em 1962, quando Darcy Ribeiro tornou-se o primeiro Reitor da Universidade de Brasília – UnB.

Darcy reuniu um brilhante grupo de intelectuais e professores para juntos, criarem o que seria a universidade do futuro. Era o sonho de uma geração que confiava em si, que reivindicava – como Darcy fez ao longo da vida – o direito de tomar o destino do Brasil em suas mãos. Dessa entrega generosa nasceu a Universidade de Brasília e, com ela, muitos outros sonhos e projetos, como a BBB.

Em 1963, quando ministro da Educação, Darcy Ribeiro viabilizou a publicação dos primeiros 10 volumes da BBB, com tiragem de 15.000 exemplares, totalizando 150 mil livros.

A proposta previa a publicação de nove outras edições com 10 volumes cada, compondo, ao final, uma Coleção de 100 títulos da Biblioteca Básica Brasileira. A continuidade do programa de edições pela UnB foi inviabilizada devido à truculência política do regime militar.

Com a missão de manter vivos o pensamento e a obra de seu instituidor e, sobretudo, comprometida em viabilizar os seus projetos, a Fundação Darcy Ribeiro retomou a proposta e a atualizou, configurando assim, uma nova BBB.

O projeto prevê uma coleção composta de 150 títulos.

Os primeiros 50 volumes foram viabilizados por meio da Lei de Inventivo à Cultura – Lei Rouanet e conta com o patrocínio dos Correios e da Petrobras e participação da Fundação Biblioteca Nacional e da Editora Universidade de Brasília. Com tiragem de duas mil coleções, a BBB está sendo distribuída gratuitamente para escolas, instituições de ensino e pesquisa e bibliotecas públicas interessadas em receber a coleção e integra-la ao seu acervo.

A Biblioteca Básica Brasileira foi concebida com o objetivo de proporcionar ao povo brasileiro um conhecimento mais profundo acerca de sua história e cultura, um instrumento para apresentar o Brasil aos brasileiros.

A Coleção tem como base os temas gerais definidos por Darcy Ribeiro: O Brasil e os brasileiros; Os cronistas da edificação; Cultura popular e cultura erudita; Estudos brasileiros e Criação literária. Reúne obras literárias e também científicas produzidas no Brasil e sobre o Brasil a partir do século XVI. Dentre os autores destacamos Hans Staden, que apresenta a primeira obra publicada sobre o Brasil em 1564, Manuel Bonfim, Alcantara Machado, Euclides da Cunha, Joaquim Nabuco, Silvio Romero, Visconde de Taunay, Rui Barbosa, Capistrano de Abreu, Lima Barreto, entre outros.

Paulo de F. Ribeiro

Presidente da Fundar


  • Ajude a manter o Acervo Histórico - Faça uma doação de qualquer valor para: Professor - Charles  Engels C. Moraes - Banco do Brasil  Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  


----Entre em nossas redes sociais----

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...