Pesquisar no Acervo Histórico

04/06/2017

Séries para quem quer aprender mais sobre História

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.


Os recursos audiovisuais são ótimos aliados no processo pedagógico e podem complementar o estudo em diversas disciplinas.
Com a ascensão dos serviços de streaming, ficou ainda mais fácil e eficiente aplicar alguns conteúdos a partir destas plataformas digitais de vídeo
. Além de tornar o estudo mais prazeroso, algumas produções recontam acontecimentos e marcos da história geral. Há diversas séries que trabalham conceitos abordados dentro de sala de aula, ajudando a contextualizar e trazer o tema para o cotidiano.

Nada substitui os livros e a sala de aula, mas não devemos descartar o potencial de gerar interesse por uma época, ou assimilar fatos esporádicos. Dessa forma, os alunos devem encarar os episódios como ponto de partida para buscar mais informações e se aprofundar no assunto.

O Blog Educação separou algumas séries que podem ajudar nos estudos, aumentar a curiosidade sobre alguns temas e permitir mergulhar em vários períodos históricos. Ficcionais, ou não, algumas são bem eficazes para debater e levantar alguns assuntos em sala de aula.



Roma

A série Roma retrata o período de transição entre a República e o Império Romano. A produção foi muito bem feita e com muita precisão histórica, por isso é uma ótima pedida se você quiser entender melhor os costumes e a cultura daquele povo. Os conflitos e lutas pelo poder também são muito bem retratados, passando pelas figuras de Júlio César e Marco Antônio.



Vikings

A série é uma produção sobre os exploradores nórdicos, de seus pontos de vista. Retrata as invasões bárbaras no período da Alta Idade Média na Europa. É uma verdadeira aula sobre o estilo de vida e da mitologia dos nórdicos, bastante diferente da cultura cristã.



The Borgias

A série baseia-se na história da família Bórgia, dinastia muito poderosa, da época do Renascimento, que estabeleceu-se na Itália. Seus membros tornaram-se famosos na cultura popular por sua fama de cruéis, cometendo diversos crimes para se manter no poder e obter mais influência. A série é ótima para dar uma olhada na Itália renascentista e nos jogos de poder do período.



Marco Polo

Em um mundo repleto de inveja, traição, intrigas e rivalidades, mostra a vida do lendário explorador italiano. Por se tratar de uma jornada de exploradores, a série conta toda a trama de poder durante o maior império da dinastia Song e de grandes cenas de artes marciais, onde os alunos podem conhecer costumes da Idade Média e ajuda a ilustrar questões culturais da época.



Band of Brothers

A série, que foi um marco nas produções sobre a segunda Guerra Mundial, conta a historia da Easy Company, do 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada do Exército dos Estados Unidos. A companhia participou da invasão dos exércitos americano e inglês na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, o famoso Dia D. Com um papel primordial para a resolução do conflito, eles foram uma das unidades de maior sucesso na história militar americana.



The Crown

A série acompanha a vida da Rainha Elizabeth II ao longo de seu reinado, explorando situações políticas e pessoais pelas quais a monarca passou. Os produtores não pretendem apenas traçar a trajetória da monarquia britânica, o objetivo é o de também mostrar um império em declínio, as transformações políticas e sociais que ocorreram no mundo, e o surgimento de uma nova era.



The Get Down

O drama musical, situado na década de 1970, em Nova Iorque, acompanha a vida de um grupo de adolescentes do Bronx que respiram a cultura hip hop. A série tem como objetivo mostrar como a cidade, à beira de uma crise econômica, viu surgir o gênero musical hip hop e outras manifestações artísticas de rua. A história se costura ao redor das vidas dos jovens e de sua relação com arte, música, dança, latas de spray, política e religião.



Magnífica 70

A série é ambientada em São Paulo, na década de 70, tem como pano de fundo a ditadura militar, e conta a história de Vicente, um censor da Censura Federal. O cenário é a Boca do Lixo, polo paulistano cinematográfico que, durante as décadas de 1960 a 1980, especializou-se em produções com baixo orçamento e muito apelo erótico. O contexto histórico, a ditadura militar, é mostrado em vários momentos.



Los Archivos del Cardenal

A série, baseada em fatos reais ocorridos durante a ditadura chilena, acompanha os trabalhos de defesa dos direitos humanos que a Vicaría de la Solidariedad (organismo da Igreja Católica) realizou enquanto Augusto Pinochet estava no poder.



House of Cards

Apesar de não ser baseado em um fato histórico, o seriado apresenta o funcionamento do sistema político americano, familiarizando o aluno com debates atuais. Celebrada como uma das melhores séries da atualidade, a série conta a historia de Frank Underwood, um astuto congressista norte-americano que é traído pelo presidente que ele ajudou a eleger. Com a ajuda da esposa, de uma jornalista ambiciosa e de outro político, Underwood inicia um plano para minar adversários políticos e conquistar, em alguns anos, a presidência dos Estados Unidos.

Via - http://blog.educacao.mg.gov.br/?p=13272



  • Ajude a manter o Acervo Histórico - Faça uma doação de qualquer valor para: Professor - Charles  Engels C. Moraes - Banco do Brasil  Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  


----Entre em nossas redes sociais----
----Parceiros----







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...