Editora libera download gratuito de livro que examina conceitos e métodos de Pierre Bourdieu
Livro-coletânea conta com a contribuição de autores de várias áreas, que analisam diferentes formas de aplicação dos conceitos e métodos produzidos por Pierre Bourdieu, em seus respectivos campos de inserção científica.
Por Bruno Leal | Agência Café História
“Pierre Bourdieu e a produção social da cultura, do conhecimento e da informação” é organizado pelos pesquisadores Regina Marteleto e Ricardo Pimenta, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ, e foi publicado pela Garamond Editora, com apoio da Faperj.
A obra traz a contribuição de autores das áreas de Ciência da Informação, Comunicação, Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Ciências Sociais, que analisam diferentes formas de aplicação dos conceitos e métodos produzidos por Pierre Bourdieu, em seus respectivos campos de inserção científica. Além disso, o trabalho pretende fornecer um “guia de leitura” da obra do sociólogo francês para a reflexão crítica das formas sociais de produção do conhecimento, obra inovadora proposta pela Ciência da Informação, como tributo às contribuições das ideias do pesquisador francês neste campo.
O livro está dividido em três partes:
Parte 1 – Bourdieu e as teorias implicadas ao conhecimento do campo informacional.
Parte 2 – Bourdieu, a informação e o campo científico.
Parte 3 – Bourdieu e a diversidade das práticas e processos culturais.
De acordo com os organizadores da obra, o tempo de maturação de seus conceitos e métodos aplicados em pesquisas na Ciência da Informação, enquanto domínio de conhecimento das Ciências Sociais e Humanas, parece ter atingido um patamar que justifica o diálogo interdisciplinar proposto. Além disso, lembram que no momento histórico presente, no qual os laços sociais e os produtos culturais alcançam relevo mundializado nos intensos fluxos de comunicação e informação, reconfigurando as formas de leitura, interação e aprendizagem, cabe redimensionar o pensamento de um autor que dedicou suas pesquisas à reflexão sobre os processos de dominação simbólica e de diferenciação social por meio de uma abordagem socioantropológica do conhecimento.
Com informações do site da editora Garamond.
Via Café História
Nenhum comentário:
Postar um comentário