Pesquisar no Acervo Histórico

03/10/2017

Cinema africano é tema de livro gratuito

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH

Via Café História 

“Filmes da África e da Diáspora” traz artigos que analisam filmes africanos pelo viés antropológico, literário, sociológico, estético e político.

Por Bruno Leal | Agência Café História

Lançado em 2012, “Filmes da África e da Diáspora – objetos de discursos” é organizado por Mahomed Bamba e Alessandra Meleiro, e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para fazer o download legal do livro clique aqui.

– Os textos reunidos neste livro resultam de um exercício hermenêutico coletivo sobre um mesmo objeto: os filmes da África e de suas diásporas. São textos analíticos tecidos a partir de perspectivas diversas: antropológica, literária, sociológica, estética e política. Depois de ter despertado o interesse dos críticos ávidos de novidade, as obras dos cineastas africanos acabaram se constituindo em valiosos objetos de estudo para os pesquisadores universitários. Em resenhas, teses, dissertações e outros trabalhos acadêmicos, os filmes africanos são estudados como “textos” e pretextos a partir dos quais se elaboram reflexões teóricas abrangentes sobre questões identitárias, culturais e ideológicas que formam o bojo do pensamento pós-colonial e dos cultural studies – afirmam os organizadores na introdução do livro.


Cinema africano é tema de livro para download gratuito.

O livro está dividido da seguinte maneira: “Narrativas pós-guerra civil Angolana e Moçambicana”; “A onipresença da música africana em “filmes de autor” africanos”; “Fronteiras, margens, alteridade e experiências diaspóricas”; “Realismo social, cinéfila e experimentação em três filmes africanos” e “Imagens do corpo da mulher e figuras do “Eu” feminino em quatro filmes”. Assim como os filmes, os pesquisadores que contribuem para a obra são oriundos de diversas universidades brasileiras e do exterior.


  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  
----Entre em nossas redes sociais----

----Parceiros----



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...