O historiador José Alves de Freitas fala sobre a obra de Maquiavel, suas ideias e as aplicações no mundo atual. Em "O Príncipe", seu livro mais famoso, Maquiavel propõe um governo soberano e elabora uma das mais importantes teorias políticas, fala sobre os vícios e virtudes humanas. Explica que a política é a disputa pela glória, como os soberanos devem se comportar no poder e quais seriam as regras políticas a se seguir. Já na peça "A Mandrágora", Maquiavel trata da arte de envolver, manipular e conquistar um objetivo, tendo como pano de fundo uma conquista amorosa.
Com isto, ele desenvolve um tratado sobre estratégia, sem falar diretamente de política. Segundo o Maquiavel, é fácil falar das virtudes que se deve ter no cotidiano. “difícil é operacionalizá-las nas circunstâncias concretas. mais do que a força física, é a força da legitimidade de quem exerce o poder o tema de Maquiavel”. partindo deste ponto, José Alves questionou a origem da legitimidade da prática governamental. para ele, o autor de o príncipe compreendia as relações humanas como a construção das expectativas de uma parte a outra. “o que não se cumpre é engano.”
Programa exibido em 03/04/2016.
****Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico****
PRECISAMOS DO SEU APOIO!
- Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731- 0
- Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
Seu gesto de solidariedade permitirá desenvolvermos novos projetos para acesso de forma gratuita a todos.
Link para doação - https://goo.gl/R3XjYh
- Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.
----Entre em nossas redes sociais----
Nenhum comentário:
Postar um comentário