Pesquisar no Acervo Histórico

05/08/2018

Marx e Freud, mestres da suspeita

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Glauber Ataide
Publicado em 4 de ago de 2018

Marx e Freud são chamados por Paul Ricoeur de "mestres da suspeita". Tanto o marxismo quanto a psicanálise, segundo o filósofo francês, são processos de desmistificação que partem das ilusões da consciência e tentam decifrá-las.
Enquanto Freud descobriu o inconsciente e mostrou que nossas ações obedecem a razões que não conhecemos, Marx revelou que por trás da aparência de trabalho pago produzida pelo sistema de assalariamento reside a exploração capitalista. "Se aparência e essência coincidissem, a ciência seria desnecessária", afirmou o autor de "O capital".








   Você poderá gostar também    

 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.
   Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico   
  1. Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731- 0
  2. Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
    Seu gesto de solidariedade permitirá desenvolvermos novos projetos para acesso de forma gratuita a todos.
    Link para doação - https://goo.gl/R3XjYh



Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...