Pesquisar no Acervo Histórico

09/10/2017

9 filmes nacionais que retratam o período da 'República Velha' (1889 – 1930)


Por muitas décadas, os estudos em torno da #Primeira República foram negligenciados por historiadores.
Muito se acreditava que neste período não havia tido grandes manifestações culturais, políticas e artísticas ou temas relevantes para que o tema fosse alvo central de grandes estudos e pesquisas, sendo isso uma herança dos modernistas.

A partir da década de 1970, o interesse no período aumentou. Historiadores perceberam que muitos dos temas que eram atrativos a eles tinham origem naquele período, como a fundação do PCB (Partido Comunista Brasileiro) e movimento operário. Além destes temas, a imigração europeia, a economia cafeeira e o mandonismo passaram a ser temas visto com muito mais relevância, crescendo assim o número de pesquisas sobre o período.

Nos anos 1980, a cultura na República Velha passa a ser um tema de grande significância.

Para melhor compreender este período, listamos uma relação de 10 filmes sobre aspectos culturais, sociais e políticos do período.

1. Guerra de Canudos, de Sérgio Resende (1997)

O #Filme retrata as tragédias da Guerra de Canudos e o messianismo em torno de Antônio Conselheiro. O filme conta com a participação de grandes nomes do cinema nacional, como Marieta Severo, José Wilker, José de Abreu e Selton Mello.

2. A Guerra dos Pelados, de Sylvio Back (1970)

O filme reconstitui a Guerra do Contestado, focando na luta dos camponeses, o movimento messiânico e no massacre dos rebeldes pelas forças da ordem.

3. Desejo, de Denise Saraceni e Wolf Maia (1990)

Baseado no livro Ana de Assis – #História de um trágico amor, de Jefferson de Andrade, a trama retrata a história de Ana de Assis, casada com Euclides da Cunha, que, mais tarde, se apaixona por Dilermando de Assis.

4. Gaijin, os caminhos da liberdade, de Tuzuka Yamasaki (1980)

Com atores como Gianfrancesco Guarnieri e Antônio Fagundes, o filme conta a história de japoneses que emigram para o Brasil em 1908 e sofrem com injustiças e dívidas adquiridas na fazenda em que trabalham.

5. Fogo Morto, de Marcos Farias (1976)

Uma trama que retrata a decadência dos engenhos e economia açucareira no nordeste brasileiro.

6. Gabriela, de Bruno Barreto (1983)

Um romance baseado em Gabriela cravo e canela, de Jorge Amado.

7. Lua de Outubro, de Henrique Freitas Lima (1998)

Drama que se passa após a Revolução de 1923 e tem como protagonista o capitão Pedro Arzábal, um militar que está cansado de guerrear.

8. Lampião, rei do cangaço, de Carlos Coimbra (1962)

O filme conta a história de Virgulino e tem como foco a crítica às injustiças sociais.

9. Revolução de 30, de Sylvio Back (1980)

Documentário sobre a Revolução em questão.

Fonte - http://br.blastingnews.com/


  • Ajude a manter o Acervo Histórico - Faça uma doação de qualquer valor para: Professor - Charles  Engels C. Moraes - Banco do Brasil  Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  


----Entre em nossas redes sociais----
----Parceiros----



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...