Pesquisar no Acervo Histórico

14/03/2018

Marx: uma biografia em quadrinhos / Debate com Luis Gê, Jesus Ranieri e Thiago Borges

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
----------------------------------------------------------------------
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Bate-papo que aconteceu no dia 24 de fevereiro, na UGRA PRESS, sobre a obra "Marx", uma biografia em quadrinhos produzida por Corinne Maier e Anne Simon, lançado pelo selo Barricada, da Boitempo.


O debate teve participação do quadrinista, ilustrador e editor Luiz Gê e do sociólogo e professor Jesus Ranieri, e contou com mediação de Thiago Borges (O Quadro e o Risco) e Tulio Candiotto (Boitempo).

SOBRE AS AUTORAS:

Anne Simon nasceu em 1980, na França. Estudou na universidade de Belas Artes, em Angoulême, e na École Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, em Paris, uma das mais prestigiadas escolas de arte da França. Em 2004 ela recebeu o prêmio JOVENS TALENTOS, do Angoulême Festival e no início de 2005 teve seu trabalho reconhecido, sendo convidada para publicar em vários jornais. Em 2006 estreiou seu primeiro comic book, Persephone in the Underworld.

Corinne Maier é economista, historiadora e psicanalista. Escreveu diversos livros, ensaios, panfletos, histórias e cenários de quadrinhos. Basicamente, escreve sobre o que a interessa, “sem perguntar quem vai me ler”, como gosta de afirmar. Muitas perguntas abordam o que escreve: como a sociedade funciona? O que está criando algo novo? O que é a loucura e como pode imaginar mundos diferentes? Como fazer a revolução? O New York Times dedicou-a o título de “ícone da Contracultura”, e a BBC a considerou como uma das "centenas de mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo" em 2016.

SOBRE O LIVRO:

O filósofo Karl Marx sonhava com um mundo livre de exploração, desigualdade e desemprego. Crescendo em uma sociedade capitalista, procurou enfrentar esses males encontrando novas formas de pensar. Sua solução? Revolução! No ano do bicentenário de seu nascimento, o famoso pensador ganha uma biografia em quadrinhos, lançada pelo selo Barricada.
Marx: uma biografia em quadrinhos, de Corinne Maier e Anne Simon, apresenta a vida e as principais ideias do filósofo alemão, os altos e baixos de sua carreira e sua vida pessoal complexa, mostrando como o conjunto de sua vasta obra afetou o pensamento de seu tempo. Além de explicar de forma leve e bem humorada conceitos como capitalismo e luta de classes, a HQ passa por episódios marcantes na vida de Marx, como a redação do Manifesto Comunista e a influência do pensamento de Hegel em seu desenvolvimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...