Quer ver ou rever os debates a presidência da república? Acesse nossa playlist Eleições 2018 no Youtube.
- Artigos; dissertações; teses; documentários; Charges; Geopolítica; Humor Político... Receba informações por celular. 55 91 981827693 WhatsApp/Telgeran . Anote em sua agenda para ter certeza de recebimento. Prof. Charles Moraes
Páginas
- Página inicial
- Apresentação
- Precisamos do seu apoio (Vaquinha)
- Opinião do Professor
- Favoritos
- Leitura ObrigaHistória
- En Español
- Dicas
- Cinema
- AcervoPlay
- Cursos
- Antropologia
- Metodologia
- Introdução ao Estudo da História
- História Antiga
- Egito Antigo
- Teoria e Métodos da História
- Arqueologia e Cultura Material
- História da África
- História Ambiental
- TCC
- História da Arte
- História das Mulheres (Gênero)
- Idade Média
- Moderna
- Contemporânea
- América
- América Portuguesa
- Brasil
- Golpe e Ditadura (1964)
- Amazônia
- História Indígena e do Indigenismo
- História e Cultura Afro-Brasileira
- 1º Guerra
- 2º Guerra
- História e Ensino
- Filosofia
- Sociologia
- Geografia
- Livros
- Documentários
- Mestrado/Doutorado
- Profissão Historiador
- Marx/Marxismo
- Patrimônio Histórico e Cultural
- Conhecimentos Pedagógicos
- Revista Acadêmica
- Racismo e Escravismo
- Venezuela Hoje
- Filosofia Vermelha
Faça sua busca
Pesquisar no Acervo Histórico
27/09/2018
Quer ver ou rever os debates a presidência da república? Acesse nossa playlist Eleições 2018 no Youtube.
Quer ver ou rever os debates a presidência da república? Acesse nossa playlist Eleições 2018 no Youtube.
20 Minutos História - O que é o fascismo?
Opera Mundi
Transmitido ao vivo em 26 de set de 2018
Breno Altman, fundador de Opera Mundi, apresenta: o que é o fascismo?
26/09/2018
Safatle: "Há um golpe militar em marcha no Brasil hoje"
TV Boitempo
Publicado em 25 de set de 2018
Intervenção de Vladimir Safatle no debate "O fim da era dos pactos: violência política e novas estratégias", coordenado por Ruy Braga. Safatle é autor e organizador, em conjunto com Edson Teles, de "O que resta da ditadura: a exceção brasileira" (https://bit.ly/2OPCOTd).
23/09/2018
As eleições brasileiras na mídia russa
Brasileiro morador de São Petersburgo, na Rússia, comenta sobre as eleições brasileiras na mídia daquele país.
16/09/2018
Stalin e o "terror" na URSS na década de 1930
Glauber Ataide
Publicado em 15 de set de 2018
Resenha do livro "Life and terror in Stalin's Russia - 1934 - 1941" (ainda sem tradução para o português), de Robert W. Thurston, professor de história da Universidade de Miami em Oxford, Ohio.
15/09/2018
Meu candidato não é homofóbico, misógino, a favor da tortura, propagador de ódio, racista, preconceituoso...
Responder não ofende. Meu candidato não é homofóbico, misógino, a favor da tortura, propagador de ódio, racista, preconceituoso...
As Benzedeiras de Minas
Iphangovbr
Publicado em 12 de fev de 2015
Documentário produzido com o apoio do Edital de Apoio à Produção de Documentários Etnográficos sobre o Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc). Através de depoimentos, três reconhecidas benzedeiras católicas do Estado de Minas Gerais dão uma visão de sua história e práticas, expondo e revelando uma tradição de medicina popular cuja existência e eficácia tende a desaparecer no processo de urbanização e desenraizamento de valores culturais e religiosos tradicionais.
13/09/2018
Michael Löwy: O jovem Marx
TV Boitempo
Publicado em 2 de fev de 2017O sociólgo franco-brasileiro Michael Löwy fala sobre a importância do levante dos trabalhadores silesianos na evolução política do jovem Marx. Trata-se de um momento importante para o desenvolvimento da "filosofia da praxis" em Marx, conforme Löwy argumenta em seu já clássico "A teoria da revolução no jovem Marx" (http://bit.ly/2lPexzy), que acaba de ganhar uma nova edição revisada pela Boitempo.
31/08/2018
Um estudo sobre as inteligências propostas por Howard Gardner
O presente trabalho visa fazer um estudo sobre as inteligências propostas por Howard Gardner, iniciando com uma pequena discussão sobre o que é inteligência, passando pela definição de Gardner e finalizando com a aplicação do conceito na educação.
30/08/2018
Marx e a existência de Deus
Glauber Ataide
Publicado em 30 de ago de 2018
Quem criou o homem e a natureza? Comentários sobre um breve trecho da obra de Marx no qual ele examina esta pergunta.
Este é o trecho que estamos comentando neste vídeo:
26/08/2018
Origens do Trabalho Livre no Ceará Colonial
VAQUEIROS, AGRICULTORES, ARTESÃOS: Origens do Trabalho Livre no Ceará Colonial Maria Sylvia Porto Alegre
Este estudo procura analisar as origens do trabalho livre no sertão nordestino. Inicialmente, destacamos os aspectos mais relevantes da colonização pela pecuária e seu principal agente - o vaqueiro, no que diz respeito a essa problemática.
25/08/2018
A Escola Tradicional e a Formação do Estado Nacional
UNIVESP
Publicado em 15 de dez de 2010
O programa, que usa elementos de animação combinados a entrevistas e imagens reais, mostra as condições históricas que levaram ao aparecimento do que hoje chamamos de escola tradicional. O vídeo mostra também o anacronismo do modelo.
24/08/2018
O que são direitos humanos | Glenda Mezarobba
Casa do Saber
Publicado em 26 de fev de 2015
Devemos poder ser tudo aquilo que podemos ser. Glenda Mezaroba, mestre e doutora em Ciência Política , nos explica no vídeo de hoje quais são as condições mínimas que nos concedem uma vida digna e qual é o conceito geral dos direitos humanos.
Ensino de história - A importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.
Sinpro Minas
Publicado em 28 de ago de 2017
O Extra-Classe coloca em foco a importância da História no campo da educação, a partir da opinião de professores(as) e estudantes.
A proposta de escola sem partido, defendida por setores conservadores da sociedade, e a reforma do ensino médio colocam em risco o ensino dessa disciplina e ameaçam o trabalho dos(as) professores(as) em sala de aula.
Currículo e Diversidade Etno-Racial no Ensino de História
Currículo e Diversidade Etno Racial no Ensino de História
Rosemary de Jesus Santos
Historicamente até a década de 1960 o ensino e a pesquisa em História, eram vistos como áreas de formação diferentes, prevalecia a desarticulação entre pesquisa e ensino, um ligado a questão pedagógica, e o outro ligado à “produção de conhecimento científico.
Assinar:
Postagens (Atom)