Pesquisar no Acervo Histórico

12/12/2017

Você sabia que a suástica tinha um significado positivo?

A suástica, atualmente considerada um símbolo nazista, tem uma longa história por trás relacionada a muitos conceitos positivos que não têm nada a ver com o ódio ou a discriminação.
A realidade é que, embora a suástica tenha sido, durante muito tempo, usada por muitas culturas antigas, os estragos causados ​​pelo nacional-socialismo alemão nos fizeram esquecer quais eram as raízes reais desse símbolo. Mas é um bom momento para conhecer sua verdadeira história .

A suástica na cultura mais antiga

A palavra “suástica” vem do sânscrito, uma das línguas clássicas mais documentadas da Índia. Nesse contexto, a palavra significava “bem-estar”, “boa sorte” ou “muito sucesso”.

No budismo, a suástica foi usada como uma representação das pegadas de Buda. Portanto, foi usado em roupas infantis como proteção contra espíritos malignos. A palavra, por si só, foi usada em referência ao todo ou à eternidade.

No jainismo, funcionava como uma espécie de símbolo para rituais religiosos, destinado a guiar a alma para um estado divino de liberdade .

Em várias igrejas da antiguidade, os cristãos usavam a suástica como forma de esconder a cruz para evitar a perseguição.

Quanto à roda zodiacal, foi usada como um símbolo da transição de uma reencarnação para a outra, no semicírculo que vai de Peixes a Virgem.



Por outro lado, no hinduísmo foi usado com os braços apontando para a esquerda e para a direita para apontar para pólos opostos, como a luz e a escuridão. No entanto, também foi usado para simbolizar a reencarnação da alma. Mesmo na religião monoteísta do vixnuísmo, foi apontado que este símbolo estava eternamente nas mãos de seu deus, Vishnu.

Nas culturas antigas da Mesopotâmia, estava presente em moedas e cobertores. Foi usado mesmo como um padrão para moldar vestuário ou construções arquitetônicas do tempo. Em vários vestidos da Europa antiga, como em alguns trajes vikings, a suástica pôde ser encontrada.



A suástica, no início do século XX, começou a ser usada como símbolo de boa sorte, já que usamos o trevo de 4 folhas. Até mesmo algumas empresas ou organizações usaram a suástica em seus logotipos. Na época, a Coca-Cola apresentou o seu novo produto com uma suástica e até mesmo alguns escoteiros estavam representados com ela.

No norte do Canadá, havia uma comunidade mineira chamada de suástica e várias cidades tinham equipes de hóquei com o nome em inglês. Para se ter uma ideia, até um selo de 1 dólar trazia uma suástica para recordar momentos importantes de viagem transatlântica.

Por que falar sobre isso?

A suástica, que durante muito tempo foi associada a conceitos positivos, tornou-se, depois do nazismo, um símbolo de violência e ódio. Os nazistas usaram isso como uma forma de conectar sua população com culturas antigas, para fortalecer a ideia de supremacia histórica que levou à xenofobia.

Permitir que esse símbolo – que para muitas pessoas foi um símbolo de boa sorte ou bênção durante tanto tempo, seja atualmente um referência de ódio, significa perder um jogo contra a cultura da violência, permitindo que o nazismo atenda o que foi proposto. Isso supõe a eliminação de milhares de anos de história de diferentes culturas por causa de um período curto e sombrio da humanidade.

É provável que nenhum de nós comece a usar a suástica como sinal de boa sorte ou um sinal de vibração positiva, e talvez não seja desejável, considerando que todos nos lembramos de um passado doloroso. Mas conhecer o antigo significado que ela possui e reivindicar sua história positiva é uma boa maneira de mudar nossa concepção sobre isso. E uma maneira de evitar que a cultura de ódio elimine a história milenar de centenas de culturas por trás desse símbolo. Nós somos os humanos que, com nossos olhos, dão o verdadeiro significado às coisas.

Via - https://oportaln10.com.br/


Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por FeedBurner
l-- Ajude a manter está página--l
 
ou faça uma doação de qualquer valor para :
Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731-x
  • Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.  
----Entre em nossas redes sociais----

----Parceiros----



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...