Pesquisar no Acervo Histórico

23/04/2018

Viva Maria: Historiadora destaca a importância de valorizar povos indígenas

Depois de um domingo repleto de significado para todos os habitantes desse nosso Planeta que, desde 1970, festejam o Dia da  Terra, a cada 22 de abril, Viva Maria, se apressa em  dar as  boas vindas aos participantes do Acampamento Terra Livre 2018, que começa hoje em Brasília, revisitando a   história desse nosso país que também acabou de comemorar seus 518 anos,  com direito a uma poética certidão de nascimento escrita por Pero Vaz de Caminha.


 À luz da pesquisa incansável de Mary  Del Priori ,especialista em História do Brasil, com doutorado em História Social na Universidade de São Paulo  e pós- doutorado na França, já nesse primeiro documento, a herança  portuguesa do nepotismo que, até hoje, é um traço na nossa cultura do “ toma lá dá cá!”

 Bom, no livro “ A descoberta do Novo Mundo”,a historiadora Mary del Priore  dá a versão real desse  descobrimento que, no  fim das contas, foi “ achamento”. Afinal os donos verdadeiros dessa nossa terra  já haviam recepcionado muitos outros visitantes antes de Cabral. Mas vejamos o que diz Mary sobre o papel das mulheres indígenas.

 Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Via - http://radioagencianacional.ebc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...