Pesquisar no Acervo Histórico

20/08/2018

Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)

Receba atualizações no seu Email:

Desenvolvido por ACH
Acervo no: Facebbok  -YouTube - Instagram
 Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.

Memória e Ensino de História: Pesquisa e prática de Ensino, um dialogo possível (?)  

Silvano Fidelis de Lira – Graduando em História/UEPB – Campus I
silvanohistoria@hotmail.com
Profª. Drª. Auricélia Lopes Pereira – Professora do Departamento de História/UEPB – Campus I
auricelialpereira@yahoo.com.br


Este texto tem como preocupação central trabalhar o tema da memória de velhos no mundo da oralidade. A proposta de articulação entre ensino de história e memória surge a partir das inquietações emergentes do projeto de pesquisa Memórias nas margens: histórias de velhos”, vinculado ao PIBIC/ Universidade Estadual da Paraíba. Como referencial teórico estabelecermos diálogos com autores que trabalham memória e subjetividade: Barrenechea (2008) que reúne uma coletânea de textos que pretendem trabalhar o tema da memória não como um dado pronto, acabado, mas dotada de subjetividades e intencionalidades. Foucault (1985) para quem a narrativa se constitui enquanto uma estética da existência, permeada de representações pessoais e culturais. Nossa pesquisa procura articular três temáticas, que podemos chamar de geradoras, a tríade: memória, pesquisa e ensino de história. A pesquisa é desenvolvida com idosos da cidade de Campina Grande – PB. Objetivamos colher depoimentos de histórias de vida, com o intuito de pensarmos como essas pessoas constroem e pensam seus percursos alternativos e como imprimem suas subjetividades nas lembranças, para tanto utilizamos como instrumento metodológico da pesquisa as narrativas orais, tendo como objetivo a construção de um corpus documental, com histórias de vida e depoimentos que possam produzir outras ressonâncias no saber-fazer que envolve o ensino de História. Trata-se de, a partir, desse arquivo possibilitar pensar outras narrativas no discurso historiográfico.







   Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico   
  1. Banco do Brasil - Agência 1846-5 Conta 43.731- 0
  2. Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
    Seu gesto de solidariedade permitirá desenvolvermos novos projetos para acesso de forma gratuita a todos.
    Link para doação - https://goo.gl/R3XjYh


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts Relacionados Plugin for WordPress, Blogger...