O propósito deste trabalho é discutir de que forma alguns historiadores tem-se portanto diante de uma tarefa ontológica: a revisão historiográfica. O golpe de 64 é o tema escolhido, devido ao impacto de determinadas interpretações revisionistas nos eventos “comemorativos” de seus quarenta anos. Utiliza-se como hipótese que tal revisão está em consonância com a ideologia do “fim da história”, segundo a qual a democracia liberal é o verdadeiro ápice da civilização humana. É como base nisto que estes revisionistas tem atribuído a esquerda uma postura golpista em 64.
- Artigos; dissertações; teses; documentários; Charges; Geopolítica; Humor Político... Receba informações por celular. 55 91 981827693 WhatsApp/Telgeran . Anote em sua agenda para ter certeza de recebimento. Prof. Charles Moraes
Páginas
- Página inicial
- Apresentação
- Precisamos do seu apoio (Vaquinha)
- Opinião do Professor
- Favoritos
- Leitura ObrigaHistória
- En Español
- Dicas
- Cinema
- AcervoPlay
- Cursos
- Antropologia
- Metodologia
- Introdução ao Estudo da História
- História Antiga
- Egito Antigo
- Teoria e Métodos da História
- Arqueologia e Cultura Material
- História da África
- História Ambiental
- TCC
- História da Arte
- História das Mulheres (Gênero)
- Idade Média
- Moderna
- Contemporânea
- América
- América Portuguesa
- Brasil
- Golpe e Ditadura (1964)
- Amazônia
- História Indígena e do Indigenismo
- História e Cultura Afro-Brasileira
- 1º Guerra
- 2º Guerra
- História e Ensino
- Filosofia
- Sociologia
- Geografia
- Livros
- Documentários
- Mestrado/Doutorado
- Profissão Historiador
- Marx/Marxismo
- Patrimônio Histórico e Cultural
- Conhecimentos Pedagógicos
- Revista Acadêmica
- Racismo e Escravismo
- Venezuela Hoje
- Filosofia Vermelha
Faça sua busca
Pesquisar no Acervo Histórico
06/08/2018
Dossiê Ciro Flamarion Cardoso
Neste dossiê, o blog marxismo21 publica uma parte do vasto material produzido pelo (e sobre o) historiador Ciro Flamarion Santana Cardoso (1942-2013), indicando links para livros, artigos, entrevistas etc. disponíveis na internet bem como divulgando alguns materiais ainda inacessíveis aos pesquisadores da web.
05/08/2018
O projeto político pedagógico e a gestão democrática Vasco Moretto
Faça sua doação através do PayPal no valor de 14,00 reais, mensalmente, bastando autorizar pelo debito automático em conta corrente, ou pelo seu cartão de crédito e, após 12 meses, receba em sua casa um lindo presente do Acervo Histórico.
Projeto Político-Pedagógico
UNIVESP
Publicado em 22 de mar de 2013
O programa discute a elaboração dos projetos político-pedagógicos nas escolas públicas e sua importância no processo de administração das escolas. Lisete Arelaro, Vitor Paro (ambos da USP) e Pedro Ganzeli (da Unicamp) falam sobre o tema.
Cantinho da História 55: Giovanni Levi e a herança imaterial
Anna Gicelle Garcia Alaniz
Publicado em 16 de nov de 2013
Quinquagésimo quinto episódio da série educativa Cantinho da História, abordando o conceito de herança imaterial em Giovanni Levi, a pedido de Flávia (UFSC).
Marcadores:
Cantinho da História,
Concurso IPHAN 2018,
Documentários e Vídeos,
Microhistória,
Teoria e Método da História
Marx e Freud, mestres da suspeita
Glauber Ataide
Publicado em 4 de ago de 2018
Marx e Freud são chamados por Paul Ricoeur de "mestres da suspeita". Tanto o marxismo quanto a psicanálise, segundo o filósofo francês, são processos de desmistificação que partem das ilusões da consciência e tentam decifrá-las.
04/08/2018
03/08/2018
Roger Chartier: O passado no presente - Memória e História
CPF Sesc
Publicado em 25 de ago de 2017
Entre os dias 31 de julho e 04 de agosto de 2017, o professor do Collège de France, em Paris, e professor visitante na Universidade da Pensilvânia Roger Chartier esteve no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc conduzindo o curso “O passado no presente”, que discutiu, a partir de exemplos históricos, as relações ou diferenças entre as várias formas de presença do passado numa sociedade.
Marcadores:
Concurso IPHAN 2018,
Documentários e Vídeos,
História Cultural,
Roger Chartie,
Teoria e Método da História
História Cultural.
Receba nossas postagens diretamente no seu celular. Basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp com seu nome para - 55 91 981827693, e pronto.
31/07/2018
Newton Duarte - Nem construtivismo nem escola tradicional
Newton Duarte
Publicado em 24 de jul de 2012
Crítica à ideia de que a escola tenha que escolher apenas entre duas alternativas: o construtivismo ou a escola tradicional.
IPHAN - Fundamentos da preservação do Patrimônio Cultural
Portal Super Professores
Publicado em 29 de jun de 2018
Primeira aula da professora Claudete Pessôa dos fundamentos da preservação do patrimônio cultural para o concurso do IPHAN 2018.
Avaliação da aprendizagem - Cipriano Luckesi
SM Brasil
Publicado em 6 de fev de 2012
Na prática cotidiana da sala de aula, a avaliação é um grande desafio para os educadores.
Este é um convite não só ao estudo do tema, como também à transformação de nossas condutas, no sentido de aprendermos a nos servir da avaliação como uma aliada na busca da qualidade e eficiência em nossas atividades educativas escolares.
30/07/2018
28/07/2018
Circe Bittencourt - Produção didática de História: trajetórias de pesquisas.
O artigo aborda a trajetória das pesquisas sobre o livro didático de História de 1980 à primeira década do século XXI com base em levantamento de teses, dissertações e publicações do período. Apresenta o ritmo de crescimento das investigações sobre o tema, indica os lugares institucionais em que são produzidas e analisa as concepções sobre livro didático e fundamentos metodológicos das diversas abordagens.
Assinar:
Postagens (Atom)