AS RELAÇÕES ENTRE TEORIAS DA HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA HISTÓRIA ESCOLAR
Éden Ernesto da Silva Lemos
Este artigo tem como objetivo refletir sobre a compreensão de professores da História escolar do Ensino Fundamental a respeito das relações existentes entre as teorias da história e o ensino da História escolar. O estudo está respaldado nos postulados da pesquisa qualitativa e nas características da etnografia da prática escolar. Os principais procedimentos de construção dos dados foram a análise documental, as entrevistas semi-estruturadas, o diário de campo e as observações de aulas. Os partícipes deste trabalho são dois professores da rede municipal de Natal que atuam na área da História escolar em duas escolas da Zona Administrativa Norte da cidade. As análises realizadas apontam para indícios significativos de que não ocorreram situações de ensino contínuas e regulares na formação inicial e continuada destes docentes, que evidenciassem claramente as relações entre as teorias da história e o ensino da História.
Acessar artigo em PDF aqui!
Faça uma doação de qualquer valor para o Acervo Histórico
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário